Navegar para Cima

Projetos

Formação do leitor

O Marista Conceição promove a expansão do aprendizado e a preparação acadêmica, trazendo à tona a possi​bilidade do estudante se posicionar dentro do contexto social e cultural das obras literárias.​​​

​A criança que tem contato com a leitura desde cedo se comunica, se desenvolve e aprende melhor. Por isso, na Educação Infantil e Anos Iniciais, os estudantes são incentivados a desenvolver o prazer pela leitura. O estímulo a essa atividade se dá através da troca de livros, na Biblioteca, bem como pelos momentos de contação de histórias, que são realizados sistematicamente em diferentes espaços. Além disso, os estudantes participam do projeto Dando Asas à Imaginação, em que cada turma recebe, na Festa da Literatura, uma biblioteca própria, fazendo rodízio de leituras em sala de aula. Também fazem parte desse projeto momentos de integração com autores, realizados no Colégio.  

Já para os estudantes dos Anos Finais o hábito da leitura é aprofundado com atividades criativas que despertam o gosto pela leitura. Nesse sentido, o processo de leitura é construído a partir de um planejamento na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que procura ampliar as atividades a partir de diferentes gêneros textuais, como romance, drama, HQ e narrativas. Durante os trimestres, várias atividades são realizadas com os estudantes, como a construção de caixas literárias, utilizando objetos que contam a narrativa lida, exposições fotográficas, construções de poemas, pequenos esquetes teatrais, varais literários, registros através de histórias em quadrinhos, colocando em pauta as variedades linguísticas da nossa cultura junto ao estudo das figuras de linguagem, e o Café com Leitura, onde os estudantes realizam debates que refletem a análise de obras literárias que vão muito além das metáforas.  

​No Ensino Médio os estudantes são incentivados a ler, resumir, debater, opinar e criar. O Cinema Literário também objetiva o incentivo a leituras brasileiras e estrangeiras. Através do projeto, os estudantes do 1º e 2º ano EM são convidados a trabalhar literatura e cinema na prática, buscando por meio de uma visão multidisciplinar, inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem. Além dos diversos autores, para os estudantes do 3º ano EM, as leituras exigidas para os vestibulares são trabalhadas com maior ênfase. 

Todas essas atividades  têm como intuito promover a expansão do aprendizado e a preparação acadêmica, trazendo à tona a possibilidade do estudante se posicionar dentro do contexto social e cultural das obras literárias, refletindo de forma coerente sobre a história e seus traços contemporâneos.