Atividades Complementares

Categoria artística

​​​​​​No Marista Graças, são oferecidas atividades que possibilitam aos estudantes a oportunidade de conhecer e vivenciar uma conexão com a cultura e a arte! Através delas, são proporcionados o cultivo à relação com a própria subjetividade, o senso crítico, a cooperação, a imaginação e flexibilidade. Além disso, o contato com as artes estimula as aptidões sociais e coletivas, desenvolvendo as noções de responsabilidade em grupo e respeito a diversidade.

Os estudantes podem seguir dois caminhos junto à categoria: opção artística, no qual os participantes aprendem fundamentos e características, e, em caso de evolução, representar o Colégio em eventos, por meio da opção representativa. Para isso, os instrutores acompanham os estudantes, analisando junto à Coordenação das Atividades Complementares os seus desempenhos.

Teatro

O Teatro é uma das atividades que mais contribui com a construção da cidadania, tornando o praticante apto a atuar efetivamente no mundo, desenvolvendo suas habilidades sociais e o senso crítico. Além disso, é uma das principais ferramentas para o aperfeiçoamento da comunicação, oralidade, dicção e desenvoltura frente aos mais diversos desafios da vida. Desenvolve a capacidade de improvisação, sociabilidade, desinibição, respeito ao próximo e a si próprio, generosidade, esforço e empatia. Os jogos teatrais e as improvisações exercitam os sentidos, fortalecem o corpo e estimulam o espírito. Através da criação de cenas, é incentivado aos estudantes a prática de atividades coletivas, visando ao fortalecimento das suas capacidades individuais e sua integração com o grupo. Em datas específicas, permite-se que os alunos participem de apresentações, demonstrando os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Divide-se em:

• Teatro Misto turma 1 (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Teatro Misto turma 2 (6º ao 8º ano dos Anos Finais)
  • Teatro Misto turma 3 (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio).

Balé

O Balé proporciona o desenvolvimento da saúde física e mental, pois estimula a interação e o trabalho em equipe. Através das coreografias, exercita a noção de espaço, organização, disciplina, trabalhando a coordenação motora, melhorando a postura e ajudando no equilíbrio. São apresentadas as principais características e diretrizes do Balé Clássico, mesclando técnicas modernas de treinamento. Os estudantes, em datas específicas, participam de apresentações, demonstrando os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Divide-se em

• Ballet Pré-Mirim Misto (Educação Infantil)
  • Ballet Mirim Misto (1º ao 3º ano dos Anos Iniciais)​​

Clube da Leitura

A iniciativa dos estudantes do Colégio Marista Graças, com apoio da Biblioteca Medianeira, é um ambiente onde pessoas se encontram para discutir sobre um livro que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas, entre outros. O Clube pretende ampliar esse conceito transformando-o em um espaço de acolhimento, retorno, diálogo e disseminação de informações relacionadas à leitura e suas tecnologias.

Os tópicos abordados não são necessariamente livros, dando abertura para temas como séries, adaptações cinematográficas, letras musicalizadas, releituras e artes plásticas, sempre com uma visão crítica e embasada. Informamos que os encontros ocorrerão conforme os horários combinados diretamente entre os alunos.

A atividade é gratuita e voltada para os estudantes do 8º ano ao 3º ano EM. O primeiro encontro será no dia 29/3 às 14h com inscrição prévia clicando aqui​. Inscrições até 8/4.​