Navegar para Cima

Notícias

Cyberbullying em pauta

26/10/2018
Nosso jeito de educar
Equipe da assessoria de comunicação da Rede Marista realizou um bate-papo com os estudantes

O nosso jeito de mudar o mundo é proporcionar momentos de formação que vão além do ensino. Por isso, em razão do crescimento do cyberbullying em um contexto mundial, a escola convidou, nesta quinta-feira (25/10), os comunicadores da Rede Marista Tiago Rigo e Fagner Deport para uma palestra sobre os riscos a que estamos expostos na internet. 

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio participaram do momento, que foi dividido em duas etapas. Os comunicadores mostraram com exemplos a facilidade que é descobrir fatos da vida alheia pelas redes sociais. Um exemplo são os check-ins realizados em lugares públicos ou a divulgação de informações e dados pessoais. Casos polêmicos que envolvem ações judiciais de personalidades famosas ou até mesmo situações como a exposição de fotos íntimas foram citados para exemplificar como estamos suscetíveis a riscos diversos. 

DSC_0127.JPG

Outra questão delicada é acreditar em tudo que é publicado em uma rede social. Através de vídeos, os palestrantes mostraram que a felicidade de uma pessoa que publica uma foto em um momento feliz pode não refletir a realidade. Há até mesmo casos de perfis falsos e pesquisas que evidenciam como a internet está repleta de distorções e mentiras. 

Para tornar o momento mais descontraído para os estudantes, foram promovidos momentos de diálogos de 60 segundos para que eles pudessem conversar com os colegas. A partir das discussões, alguns foram convidados a compartilhar com o grupo a que conclusões chegaram.

A lição aprendida na palestra serve não somente aos estudantes, mas também aos familiares e comunidade. A escola se preocupa com todos. Por isso, é necessário praticar o uso consciente da internet para, assim, usufruir da melhor forma os seus benefícios.