Escola resgata o verdadeiro sentido da Páscoa

23/04/2019
Espiritualidade
Confira como foram as ações com estudantes e educadores na Semana Santa

​​​​​​​​​​​A Páscoa é uma oportunidade para olharmos melhor para a nossa vida e para a vida de todos aqueles a quem amamos. Por isso, os estudantes participaram de encontros de partilha e experimentação, sendo convidados a vivenciar e a refletir sobre o verdadeiro sentido desta época.

Anos Finais e Ensino Médio
Na última semana, os grupos representativos formados pela PJM, Voluntariado e Grêmio Estudantil (GEMG), com o apoio da Pastoral, fizeram dinâmicas com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A questão norteadora foi: onde Jesus morre e onde ele renasce, hoje em dia, em nossas atitudes diárias? Outra proposta de reflexão foi a entrega de um mimo com chocolate, contendo a seguinte frase: “Jesus vive quando compartilhamos doces momentos com as pessoas”. A ideia é reforçar que nossos gestos diários podem adoçar a vida de quem vive próximo a nós.

Os grupos representativos aproveitaram o turno inverso da aula para propor essas atividades com os estudantes do Colégio Estadual Célia Flores. As dinâmicas foram marcadas por interação e reflexão nas salas de aula e a ação terminou com um gesto simbólico, em que os alunos receberam fitas brancas e puderam escrever intenções nas mesmas – com base em uma história apresentada pela Pastoral, intitulada Árvore do Perdão. Por fim, as fitas foram colocadas na grade externa do c​olégio.

O presidente do GEMG, Anselmo Berté, se surpreendeu positivamente com a receptividade dos estudantes nas dinâmicas: “na sala em que eu participei, nós fizemos uma conversa sobre quais as atitudes que podem mudar o ambiente em que estamos, e Jesus lutava por mudar as coisas no ambiente dele. Eles nos receberam super bem e curtiram bastante”, relata.

Educação Infantil e Anos Iniciais

​Na véspera da semana da Páscoa, os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais prepararam pães, reconstruindo a memória da Santa Ceia e da importância da partilha do alimento. Durante a semana da Páscoa, eles receberam a visita do Padre Edson, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, de Viamão, que fez um momento formativo contendo música e a contação da história de Jesus na Páscoa. Ao final da formação, o Padre abençoou os pães para que as crianças pudessem vivenciar um momento celebrativo com os seus familiares, dividindo o pão.

Os pais foram recepcionados por alguns estudantes no final da tarde, que representaram a acolhida de Jesus pelo povo na cidade de Jerusalém (mais conhecida como Domingo de Ramos): eles fizeram um corredor humano, balançando ramos e desejando uma feliz Páscoa aos familiares que chegavam.

Páscoa dos educadores

Os educadores da escola também tiveram momentos de reflexão e experimentação, vivendo a simplicidade. Na quarta-feira, 17/4, o Irmão Alfredo Crestani fez um breve resgate das simbologias da Páscoa. Em seguida, a Coordenadora da Pastoral, Katia Machado, trouxe a reflexão do cuidado que recebemos e que damos ao outro nos dias de hoje. O professor Ralph Schibelbein partilhou sobre a sua primeira ação como missionário na Região Amazônica, que ocorreu em fevereiro deste ano. Os relatos trazidos por ele, como o desapego dos bens materiais e o relógio que para eles é o “tempo do rio”, sensibilizaram os educadores. Para Ralph, espiritualidade também é ação: “enquanto estiver rezando, não se esqueça de mexer os pés”. E finalizou: “a grande lição da minha missão na Amazônia foi aprender que devemos ser missionários onde quer que estejamos”.

Após os relatos, os educadores vivenciaram a Santa Ceia, sendo acolhidos pelos membros da equipe organizadora, que lavaram suas mãos para receber o alimento. O momento resgatou a simplicidade da época, onde Jesus partilha o pão com os amigos.

Dar significado aos acontecimentos históricos da Páscoa nos completa!