Navegar para Cima

Notícias

Família, um Farol de Luz

12/12/2018
Espiritualidade
Apresentação de final de ano celebrou a família

​​​Entendendo o advento do Natal como a preparação de uma celebração em família, na noite da última sexta-feira, 7 de dezembro, a apresentação de final de ano da escola contemplou o tema “família". Com a chamada “Família, um Farol de Luz", o evento contou com a apresentação dos estudantes da Educação Infantil, dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e de um grupo dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

A participação dos estudantes se contemplou na forma de expressão a partir de um contexto expressivo, lúdico e significativo. Os sons de vento e mata deram o tom do início do espetáculo. Caracterizadas com traços da natureza e encenando os sons dos animais em uma brincadeira de eco, as crianças da Educação Infantil e suas professoras protagonizaram a cena inicial. No decorrer das apresentações, trabalhou-se o contexto da dimensão do humano, da conexão com a mãe-terra e do lugar que as famílias irão habitar no futuro. A partir daí, foi abordada a simbologia das diferenças no nosso cotidiano, por meio de canções de outras culturas e a língua de sinais, por exemplo.

DSC_0083.JPG

​​Menções à meditação e à paz também estiveram presentes – com uma narração, ao fundo, com a seguinte proposição: “a paz do mundo começa em cada um de nós, quando olhamos para nossa luz e permitimos que ela brilhe e ilumine o mundo a nossa volta".

No sentido de Natal, o nascimento de Jesus une a família nas diferentes culturas. E esse momento de evidenciar a família enquanto farol de luz, como um porto-seguro, se dinamizou em linguagens expressivas. O objetivo da noite foi evidenciar a importância das famílias na vida dos estudantes, para que eles possam espalhar essa luz pela vida.