Marista Graças ministra oficina em encontro da Rede

22/03/2019
Nosso jeito de educar
Educadores participaram de encontro formativo na PUCRS

​Com o objetivo de partilhar práticas pedagógicas significativas, além de alinhar e consolidar a concepção de infância existente nos documentos maristas, a Rede Marista promoveu, no último sábado (16/3), o Encontro Formativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais – que contou com aproximadamente 540 participantes.

Além da participação, a equipe da Educação Infantil do Marista Graças ministrou a “Oficina vivencial e reflexiva sobre Documentação Pedagógica”. De acordo com a professora Carmen Lucia, da Educação Infantil, ministrar a oficina foi um momento de muitas trocas sobre as práticas do cotidiano e como se faz a documentação. “A parceria com outras escolas e poder dar visibilidade ao que fazemos no nosso dia a dia é gratificante”, completa a educadora.

O momento de formação e integração entre os Colégios da Rede Marista iniciou com a palestra do professor e doutor português Manuel Sarmento, intitulada “Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais”. Além do Marista Graças, outras oito escolas da Rede ministraram oficinas ao longo da tarde de sábado. Elas abordaram os temas Espaços Educadores, Agrupamentos, Infâncias, Projetos Pedagógicos e Brincar e a relação com a natureza. Outras três oficinas tiveram relatos de boas práticas: Tessituras Literárias, sequências didáticas e projetos interdisciplinares.

WhatsApp Image 2019-03-22 at 17.03.24.jpeg

Segundo a professora Jéssica, do 2º ano do Ensino Fundamental, foi um dia significativo: “durante as oficinas, nós ouvimos os relatos de colegas, tivemos novas ideias e trocamos experiências.  Isso nos motiva e nos fortalece, pois dá novas perspectivas para qualificarmos o trabalho em sala de aula e possibilita nos perceber enquanto rede”, afirma. Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, Luciane Lara, a escola vem fazendo estudos constantes e qualificando o seu entendimento em relação às práticas pedagógicas: “esse movimento em rede, de fazer um encontro unindo as escolas e os dois segmentos da Educação Infantil e Anos Iniciais, reafirma o nosso compromisso ético com as infâncias, seja no contexto da escola ou fora dela”, explica.

O que é a Documentação Pedagógica? É um conceito presente nas diretrizes da Educação Infantil marista, um processo que vem sendo construído entre Coordenação, professores e Gerência Educacional desde 2017. Hoje conseguimos consolidar instrumentos de documentação pedagógica que dão visibilidade aos processos das crianças.