Projeto Passagem: o que é?

15/01/2019
Nosso jeito de educar
Confira como funciona a mudança de ciclo para estudantes de 5º e 9º ano

​​​​​Anualmente, as turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental celebram um momento importante da vida escolar: a transição do nível de ensino, também denominada Projeto Passagem. Sendo um momento de modificações na rotina escolar do estudante, o projeto tem como objetivo proporcionar um espaço para a abordagem ampla sobre o tema, aliado a reflexões coletivas e esclarecimentos. O objetivo é diminuir as ansiedades e acolher estudantes e famílias neste momento de expectativas, pois podem haver significativas alterações comportamentais/cognitivas, bem como psicológicas e emocionais.

As principais mudanças do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental

Entre as mudanças emblemáticas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, está o currículo, que passa a ser organizado em quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, dividindo-se em 10 componentes curriculares com períodos de 50 minutos.

Além disso, são estimuladas a autonomia e maior responsabilidade – não são mais necessárias filas para entrar em sala de aula ou para voltar do intervalo, por exemplo. E é no horário do recreio que os estudantes lancham. Para que essa transição fosse feita de uma forma natural, foram realizadas diversas atividades com o 5º ano durante o 3º trimestre de 2018:

• Dia da troca: palestra sobre o tema bullying, com espaço para questionamentos pertinentes, objetivando reflexões e esclarecimento de dúvidas.
  • Roda de conversa: os estudantes escreveram perguntas e dúvidas em relação a quaisquer assuntos referentes ao 6º ano, que foram respondidas por alunos desse ano escolar.
  • Sala bagunçada: foi promovida uma autorreflexão sobre o cotidiano de cada estudante, bem como as formas de enfrentamento e reorganização diante do novo. Ao concluir a reflexão, todos foram convidados a arrumar a sala.
  • Leitura do livro Feche os olhos: com os olhos fechados ou vendados, os participantes foram convidados a ouvirem a leitura do livro. A proposta desta dinâmica foi que os estudantes pudessem, no momento da discussão, dispor suas diferentes percepções vivenciadas durante a atividade, debatendo as diferenças dos indivíduos diante uma mesma situação.
  • Dinâmica da mandala: foi exposto aos estudantes o significado das cores. Eles receberam mandalas e as dividiram em quatro partes, respondendo a quatro perguntas – sobre como é a sua relação consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus. A proposta desta atividade foi promover a expressão, a reflexão e o compartilhamento.
  • Dinâmica do espelho: os estudantes foram acomodados em um grande círculo no qual foi passada, de mão em mão, uma caixa. Cada um deveria abri-la, de forma que o colega não visse o que estava no interior da mesma. A orientação é que cada estudante refletisse sobre o que viu (dentro, havia um espelho). A proposta da dinâmica foi a valorização de si mesmo e reconhecer o outro.

Do 9º ano do EF para o Ensino Médio: momento de transformação

Este é um importante momento para que o estudante possa consolidar competências e aprendizagens construídas ao longo de todo o Ensino Fundamental. Além disso, são oportunizados diversas atividades de formação sobre autonomia, protagonismo, hábitos de estudos e valores humanos. A mudança também consiste no aumento do número de componentes curriculares (com a Prática de Laboratório, o Espanhol e a Produção Textual) e a carga horária (iniciam aulas à tarde, uma vez por semana). Também é introduzido um novo material didático, chamado Sistema Marista de Educação, utilizado exclusivamente pelos Colégios da Rede Marista. A seguir, algumas atividades realizadas junto aos estudantes durante o ano letivo de 2018:

• Saída ao Vila Ventura: foi um dia para integração, convivência e celebração do término desta etapa. Os estudantes vivenciaram dinâmicas direcionadas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), relembrando marcos históricos de transição escolar e expectativas de mudança de mais um ciclo. Eles escreveram cartas para si, com sonhos e expectativas, que serão lidas ao final do Ensino Médio. Na oportunidade, o Serviço de Coordenação Pedagógica (SCP) apresentou a mudança curricular e respondeu algumas dúvidas que surgiram. A Direção fez uma fala sobre esta travessia.
  • Cerimônia de passagem: evento de celebração pelo encerramento do ano letivo, na presença das famílias.
  • Conversa com os estudantes: passagem do SOE e da Coordenação Pedagógica em sala de aula para apresentar as mudanças da nova etapa.
Esta forma de metodologia, centrada no educando, possibilita ao mesmo uma liberdade em se movimentar por suas próprias ações para buscar soluções conscientes e autônomas. As atividades realizadas favorecem um clima agradável entre os estudantes, oportunizando um autoconhecimento, facilitando o relacionamento e a integração interpessoal e promovendo a descontração grupal. O envolvimento com as famílias se dá por meio da reunião de passagem com as coordenações e com o SOE. No final do trimestre, os estudantes foram bastante participativos e demonstraram disposição para as atividades propostas. ​

Leia mais

Nossos Anos Finais do Ensino Fundamental