Navegar para Cima

Notícias

Acolhida marista: volta às aulas 2021

23/02/2021
Nosso jeito de educar
Desenvolvemos anualmente atividades de acolhida para os estudantes no Volta às Aulas. Confira!

​Ingressar no Colégio e todo o cotidiano escolar, ou mesmo a volta para esta rotina, sobretudo com a pandemia de Covid-19, traz uma série de descobertas e alegrias, mas também pode trazer dúvidas, ansiedades e inseguranças tanto para os estudantes quanto para as famílias. Um olhar cuidadoso e carinhoso​ é fundamental nesta fase, na qual as crianças e os jovens entram em contato com novas pessoas em uma nova rotina. Pensando nisso, promovemos nos dias 22 e 23/2 atividades de acolhida para os estudantes na Volta às Aulas.

Recep​ção de Novos estu​da​​ntes   

No dia 22/2, recebemos virtualmente os nossos estudantes novos em um dia repleto de atividades que visaram a integração com o grupo, o conhecimento da proposta pedagógica e das atividades escolares. Uma das atividades que mais movimentou o grupo de estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio foi o circuito de oficinas. A atividade tinha o objetivo de apresentar as principais atividades e serviços disponíveis no colégio, como biblioteca, esportesrobótica, Grêmio Estudantil Maria Imaculada (GEMI), além do Voluntariado e PJM 

Já o grupo de estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais, participaram de atividades conduzidas pelas professoras regentes de sala, tendo como foco a integração da turma. Durante a tarde, as crianças foram conduzidas para oficinas e vivências, conhecendo, assim, as atividades complementares disponíveis no Colégio. Dentre as temáticas trabalhadas nas atividades estavam artecultura e esportes.  

Volta às A​​ulas  

Com muita alegria e esperança, no dia 23/2 o Colégio deu início, virtualmente, ao ano letivo de 2021 para todos os estudantes. Os educadores conduziram, em sala de aula, dinâmicas entre os estudantes para integrar os grupos. Além das atividades de enturmação, os estudantes participaram de rodas de conversa sobre o bimodalidade, a semestralidade e o Marista Virtual 3.0 ​

Durante a programação da manhã, as turmas receberam as convidadas Luciana Correa, psicóloga e Diretora do Marista Graças, e Ana Cristina Alves, da Gerência Educacional, para um bate papo sobre saúde mental, recomeços e pandemia.    

Acolhida e Adaptação da Educação Infan​til 

Os estudantes da Educação Infantil também iniciaram o ano letivo na segunda-feira, 23/2. Para eles, temos o período de adaptação. Respeitando o tempo de cada criança, desenvolvemos inciativas que estimulam a sua confiança em permanecer no ambiente escolar. Esse trabalho envolve a formação de vínculos com as famílias por meio do nosso jeito de acolher. Durante o período de adaptação, também oferecemos um espaço para que os pais possam acompanhar de perto esse processo. 

Aulas pr​esencia​is  

Nesta segunda-feira, 22/2, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou que as instituições de ensino dos municípios que se enquadram em situação de bandeira preta, segundo o modelo de distanciamento controlado, poderão retomar as atividades presenciais da Educação Infantil, do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, salientamos que as aulas presenciais do Marista Maria Imaculada retornaram presencialmente nesta terça-feira, dia 23/2, para estes níveis de ensino – conforme as orientações de cada segmento.  Os estudantes dos demais níveis seguirão seu processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades domiciliares.

Apadrinhame​nt​o

Outra atividade realizada em nosso primeiro dia de aula foi o apadrinhamento dos novos estudantes, que encontram-se na modalidade presencial – EI, 1º e 2º anos EF. Cada um deles agora tem um padrinho, ou seja, um estudante veterano do Marista Maria Imaculada que o acompanhará durante o ano e será responsável por cuidar, orientar e contribuir na adaptação em seu novo ambiente escolar.

Terc​​eir​ão

A manhã do dia 23/2, teve um clima diferente para os estudantes do Terceiro ano do Ensino Médio. Este dia, para eles, é conhecido como o último primeiro dia de aula da Educação Básica. Pensando nisso, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Pastoral Escolar (SPE), em parceria com a Direção do ColégioServiço de Coordenação Pedagógica (SCP) e Comunicação, preparam uma recepção especial de boas-vindas aos estudantes. Na oportunidade, o SOE e o Serviço de Pastoral Escolar (SPE) apresentaram os primeiros passos para atividades como o Projeto Novos Horizontes - cujo objetivo visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida . ​