Acolhida marista: encontros, reencontros e aprendizados

Desenvolvemos anualmente atividades de acolhida para os estudantes no Volta às Aulas. Confira!
21/02/2019
Nosso jeito de educar

​​Ingressar no Colégio e todo o cotidiano escolar, ou mesmo a volta para esta rotina, traz uma série de descobertas e alegrias, mas também pode trazer dúvidas, ansiedades e inseguranças tanto para os estudantes quanto para as famílias. Um olhar cuidadoso e carinhoso é fundamental nesta fase, na qual as crianças e os jovens entram em contato com novas pessoas em uma nova rotina. Pensando nisso, desenvolvemos anualmente atividades de acolhida para os estudantes no Volta às Aulas.

No dia 18/2, recebemos os nossos estudantes novos em um dia repleto de atividades que visaram a integração com o grupo, o conhecimento da proposta pedagógica e do espaço escolar.

Na Sala Mulituso, os estudantes novos foram recepcionados pelos seus educadores

No dia 19/2, recebemos todos os nossos estudantes, no pátio central do Colégio, Os educadores conduziram, em sala de aula, dinâmicas entre os estudantes e a entrega de uma bandana especial, que traz a mensagem: Ser marista me completacom o objetivo de estimular o sentimento de pertencimento das crianças e jovens em relação ao nosso Colégio.

O Grêmio Estudantil Marista Maria Imaculada (GEMI) também participou do Volta às Aulas 2019 acolhendo os novos colegas e promovendo a integração entre todos. Além disso, o GEMI, em parceria com o Colégio, distribuiu copos ecológicos e suco natural para todos os estudantes, professores e funcionários. A ideia é que possamos vivenciar ainda mais o conceito de sustentabilidade dentro do ambiente escolar, reduzindo o consumo de copos e canudos descartáveis. Pensando nisso, optando por levar o seu copo na compra de suco na Cantina, o estudante ganhará desconto.

Durante o intervalo, os estudantes fizeram fortos e curtiram o som da DJ Michele Wender

Outra atividade realizada em nosso primeiro dia oficial de aula foi o apadrinhamento dos novos estudantes. Cada um deles agora tem um padrinho, ou seja, um estudante veterano do Marista Maria Imaculada que o acompanhará durante o ano e será responsável por cuidar, orientar e contribuir na adaptação em seu novo ambiente escolar.

Os estudantes da Educação Infantil também iniciaram o ano letivo na segunda-feira, 18/2. Para eles, temos o período de adaptação. Respeitando o tempo de cada criança, desenvolvemos inciativas que estimulam a sua confiança em permanecer no ambiente escolar. Esse trabalho envolve a formação de vínculos com as famílias por meio do nosso jeito de acolher. Durante o período de adaptação, também oferecemos um espaço para que os pais possam acompanhar de perto esse processo.​