Navegar para Cima

Notícias

Com visita da fada do dente, primeiro ano aprende sobre saúde bucal

02/07/2019
Nosso jeito de educar
Projeto foi iniciado na tarde desta segunda-feira, 1/7

Em consonância com o período da troca de dentes de leite por permanentes, a turma do primeiro ano do ensino fundamental iniciou o projeto Os dentes: a parte mais dura do corpo.  O projeto visa compreender por que devemos prestar atenção aos nossos dentes, mantendo uma boa saúde bucal e alimentar. Para tal, na tarde de ontem, segunda-feira, 1/7, os alunos realizaram a atividade da hora do conto diferenciada. Na oportunidade eles apreciaram a história A turminha da Janela, da autora Renata Fernandes e receberam a visita da fada do dente que conversou com eles sobre dentição, troca dos dentes, saúde bucal e outros assuntos que envolvem ​a saúde dos dentes nessa faixa etária.

O período da troca dentária é caracterizado por acontecer na fase dos cinco aos sete anos de idade. Neste período​ da vida, as crianças passam pelo estágio de reabsorção das raízes dos dentes, chamado de rizólise. ​O resultado desse processo natural ocasiona a perda das estruturas de suporte dos dentes, e, portanto, o processo de esfoliação é iniciado: os dentes decíduos, popularmente chamados de dente de leite, são progressivamente eliminados e passam a dar espaço aos dentes permanentes, completando a arcada dentária.   

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, Maria do Socorro Pereira, a atividade além de trazer um momento de ludicidade com a presença da fada do dente, também trouxe uma discussão sobre saúde bucal. “A atividade iniciou o projeto levando as crianças a discutir sobre situações problemas que envolvem a higienização dos dentes", comenta.