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Estudantes passam para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

05/06/2019
RECONHECIMENTO
Próxima fase da prova será realizada em setembro

​A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um programa nacional voltado às escolas públicas e privadas brasileiras, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e executado com financiamento concedido por dois ministérios: o da Educação – MEC; e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Com a primeira fase realizada no dia 21/5, as provas da OBMEP têm o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil. Para tal, a ação de cunho cultural e recreativo, é desvinculada da aquisição de qualquer bem ou serviço. Com participação voluntária dos estudantes, neste ano dez estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Maria Imaculada passaram para a segunda fase da prova, que será realizada dia 28/09, às 14h30, com local definido pela Comissão Organizadora da prova.

Dentre as múltiplas linguagens presentes no contexto social e cultural de nossos estudantes, encontramos a linguagem matemática, composta por um sistema com símbolos próprios, relacionáveis segundo determinadas regras. Sendo assim, a linguagem matemática, bem como todas as outras, é instrumento de formação do e para o mundo cultural dos estudantes. Nesse sentido, como componente curricular, objetiva proporcionar aos estudantes a apropriação da linguagem, bem como construir seus conceitos, relacionando-a com as demais áreas do conhecimento, compreendendo, pois, sua importância. 

​​​Segundo Pedro Augusto Fontana, estudante da turma 221 do Ensino médio, a prova é fundamental para se desafiar e testar os conhecimento adquiridos no ambiente escolar: “Eu criei uma expectativa. Ano passado estava difícil porque eu estava competindo com gente do segundo e terceiro, e somente eu passei do primeiro ano. "  É válido ressaltar que este componente curricular para além da mera listagem de conteúdos, é caracterizado por desenvolver formas de pensamento mais complexas, fundamentais à construção do conhecimento, interpretação e ação sobre a realidade. “Este ano passei, me sinto muito feliz e me sinto desafiado a estudar", completa o estudante 


Confira a lista de estudantes que avançaram para a próxima fase:​​

Eduarda Soretz Lopes -221

Pedro Augusto Branchine Fontana – 221

Rafael Urbani Fachin – 221

Fernanda Pinto Marques – 221

Rodrigo M​​entz – 211

Pedro Henrique de Oliveira – 212

Nicolas Stopassola – 191

Ana Carolina Scopel Velho – 181

Bernardo Tadan​o Hahnel - 172

Carlos Eduardo Correa – 162