Navegar para Cima

Notícias

Estudantes conquistam primeiro lugar na XII MOSTRASEG

06/11/2020
RECONHECIMENTO
Projeto de pesquisa Ajuda Amarela é destaque em evento da Universidade de Caxias do Sul, na categoria Ensino Médio

​​​​​​​Promover o protagonismo estudantil, nas mais diversas formas, através da pesquisa e desenvolvimento do conhecimento, é um diferencial marista. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar, na prática, a teoria, preparando-se para o universo acadêmico, através da participação em mostras científicas e publicações de seus trabalhos.

A partir disso, o Marista Imaculada vem, cada vez mais, incentivando a participação dos estudantes em eventos que fomentem a busca do conhecimento. Assim como na Mostra do conhecimento, o processo de pesquisa e elaboração dos trabalhos ocorre em diversas etapas: utilizando a metodologia científica, nossos estudantes realizam a escolha da temática, área de pesquisa e professor orientador, que acompanha os estudantes e auxilia no desenvolvimento do projeto.

Participação na XII MOS​TRASEG

Na última quinta-feira, 6/11, estudantes do Ensino Médio do Colégio foram premiadas na XII MOSTRASEG, que ocorreu entre os dias 3 e 5/11. A pesquisa, já apresentada internamente na Mostra do Conhecimento 2020, agora foi avaliada por professores, pesquisadores e estudantes de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul. O evento, realizado no formato on-line, contou com a participação de estudantes e professores dos municípios de Arroio do Meio, Canela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, São Marcos e Tupandi.

​​ Texto auxiliar da imagem

Na edição deste ano, as estudantes Heloisa Ribeiro da Silva, Jairyni de Mello Tomé, Laura Alves Bohrer e Maria Eduarda Valin Kaefer, do 2º ano EM, receberam o 1º lugar na categoria Ensino Médio, com o projeto Aplicativo Ajuda Amarela – Auxílio para a Depressão, cuja orientação foi dada pelas professoras Drª Stella Teles de Souza e Drª Larisa da Veiga Vieira Bandeira.

Para Heloisa, uma das pesquisadoras integrantes do grupo, a pesquisa durou em torno de quatro meses e foi realizada de modo remoto por todos os componentes do grupo. “Neste período de isolamento, muitas pessoas apresentaram casos de depressão e as que já possuíam a doença tiveram esses quadros agravados devido a diversos fatores, por isso resolvemos fazer uso da tecnologia para auxiliar essas pessoas, com a ideia d​e que o aplicativo se torne um amigo. Foi complicado desenvolver este projeto em meio à pandemia, pois precisa de muito contato e discussões e a pandemia nos limitou nesse sentido. Mas, com muito esforço, estudo e paciência conseguimos realizar o trabalho e adquirimos uma visão muito mais empática, respeitosa e sensível de quem é diagnosticado com o transtorno depressivo, gerando uma preocupação de como podemos ajudá-los a não se sentirem sozinhos.", conta a estudante.

Credenciais para a Mostra​​Tec

Com a distinção, as estudantes ganharam credenciais para apresentar o projeto na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A MOSTRATEC conta com a participação de mais de 750 projetos de pesquisa, sendo 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e cerca de 70 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

Outras participações

Além da participação na XII Mostraseg, o trabalho foi selecionado para ser apresentado em dois outros eventos, sendo eles a 4ª Feira Mineira de Iniciação Científica, promovido pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) e 10.ª MoExP, a Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, promovida pelo IFRS - Campus Osório.

Além do Projeto Ajuda Amarela, outro trabalho selecionado para apresentação na 10.ª MoExP, foi Ecosistema vs Antroposistema, dos estudantes César Emanuel Stumpf, Gabriel Behling Steckel, Rodrigo Korte Mentz, também do 2º ano EM e orientado pela Profª Drª Stella Teles de Souza.