Navegar para Cima

Notícias

Educadores participam de Jornada Pedagógica Pastoral

19/02/2020
Formação
Colaboradores e professores do colégio participaram de uma programação que visou o planejamento, as discussões sobre o currículo e sobre o docente-pesquisador.

Colaboradores e professores do colégio participaram de uma programação que visou o planejamento, as discussões sobre o currículo e sobre o docente-pesquisador. 

Nossos professores estão em constante formação por meio do estudo, da pesquisa, da reflexão e do contato contínuo com as novas concepções de ensino. Além do incentivo à formação, todo educador é estimulado a partilhar experiências e práticas com educadores dos demais Colégios Maristas. Isto faz com que diferentes contextos e realidades locais enriqueçam ainda mais os projetos desenvolvidos em conjunto com os estudantes.  ​

Docência e felicidade: um projeto 

de vida?​

Tendo em vista a formação continuada dos educadores, foi realizada, de 10 a 14 de fevereiro, a primeira Jornada Pedagógica Pastoral (JPP) de 2020. Colaboradores e professores do colégio participam de uma programação que visa o planejamento, as discussões sobre o currículo e sobre o docente-pesquisador. A programação teve início no dia 10/2, às 13h30, onde os colaboradores novos participaram do Programa de Formação Marista, que tem como intuito apresentar a instituição, as áreas de atuação da rede marista e a história do nosso fundador, São Marcelino Champagnat.  
No dia 11/2, pela manhã, na Sala Multiuso, todos os educadores participaram de um momento de acolhida organizado pela equipe de Pastoral do Colégio (SPE), além de uma dinâmica de apresentação da equipe, organizada pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE). O momento seguiu com orientações e novidades trazidas pela Direção, além de um painel sobre os Programas e Atividades Pastorais. A primeira parte da manhã, foi encerrada uma apresentação conduzida pelos Instrutores das atividades complementares​ de Esportes e as novidades para 2020.  
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / A diretora, Ângela Maria de Abreu, e a vice-diretora, Vivian Caberlon, conduziram o momento de abertura oficial da JPP 2020


Discussão e reflexão​

Após as orientações gerais, os educadores foram divididos de acordo com seus segmentos de ensino e participaram de uma programação específica, preparada pela Coordenação Pedagógica. O grupo de professores da Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais participou de momentos de discussão e reflexão sobre o Guia do Educador e Formação sobre projetos interdisciplinares. Já os professores referentes aos Anos Finais e Ensino Médio (EM), participaram de formações sobre Planejamento de Sequências Didáticas, além da apresentação das novidades para a Mostra do conhecimento: a definição das linhas de pesquisa do colégio.​
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Professores foram divididos em grupos para trabalhos


Segurança e Inovação:  

catra​​cas e identificação biomé​trica

Muitas novidades fazem parte do ano letivo de 2020 do Marista Maria Imaculada, mas uma das mais emblemáticas será a instalação de catracas na entrada principal de nossas dependências. A mudança busca trazer maior segurança e bem-estar pa​ra toda a comunidade escolar, como parte da nossa cultura do cuidado. Para tal, durante a programação do dia, os educadores participaram de uma formação conduzida pela Gerência Educacional, trazendo à reflexão a Cultura do Cuidado, Inovação e Segurança.
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Professores foram orientados sobre a instalação das catracas e cadastro biométrico ​


Cotidiano

No dia 12/2, os educadores iniciaram a manhã participando de uma formação sobre Normas de convivência e situações problemas comuns ao cotidiano escolar. O momento foi conduzido pelas Coordenações de Turno e Pedagógica, no qual os professores foram divididos em grupos e participaram de uma dinâmica para reflexão de quais ações podem ser feitas em diversos casos do dia a dia. A primeira parte da manhã seguiu com a apresentação do programa de Volta às Aulas e um seminário sobre o novo projeto conduzido pela Pastoral, Orientação Educacional e Assistência Social, o Projeto de Vida. Na segunda parte da manhã e durante a tarde, os educadores participaram de grupos de discussão sobre registro de Aprendizagem e Avaliação, para a EI e Anos Iniciais, além de uma Discussão e sistematização sobre avaliação, para o grupo de professores dos Anos Finais e EM.
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Uma das atividades, conduzida​ pelo SCP e SCT, discutiu sobre situações em sala de aula

A programação do dia 13/2, pela parte da manhã, contou com a participação da Gerência Educacional e da FTD Educação para a cerimônia de entrega dos iPads para os Professores do Ensino Médio. Durante o dia, os professores de Educação Infantil ao Ensino Médio, participaram de oficinas sobre o uso do Marista Virtual 3.0 e Robótica Educacional. Além da programação comum ao professores, as estagiárias do Colégio, participaram de uma formação sobre Transtornos de aprendizagem na prática escolar, com a neuropsicóloga, Thalita Diniz. 

Investimentos em Tecnologia: 

qualifi​cação da prática docente

Os avanços tecnológicos da última década mudaram a forma pela qual nos relacionamos. Nesse contexto, a FTD Educação em parceria com o Colégio, presenteou os educadores do Ensino Médio com um iPad​, cujo objetivo é aprimorar as aulas, possibilitando atividades diversas que impactarão a motivação dos estudantes para se envolverem no processo de aprendizagem. Outra novidade para as turmas do Ensino Médio, em 2020, é a instalação de Apple TV's em todas as salas de aula. No Marista Maria Imaculada esse recurso possibilitará a interação dos iPads ao dispositivo, tornando a aula mais interativa e conectiva, como conta a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Larisa Bandeira. “A conexão e a interação proporcionada pela Apple TV é mais um recurso que será utilizado pelos professores, para qualificar o uso dos materiais do Sistema Marista de Educação", destaca a educadora.
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Professores dos Anos Finais e Ensino Médio participaram de formação conduzida pela Gerência Educacional 



Jornada Pedagógica FTD

A JPP 2020 foi encerrada com a participação dos professores na Jornada Pedagógica FTD e Atualização Docente, que aconteceu no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre. A Jornada tinha como tema Direitos de aprendizagem: currículos e práticas pedagógicas na Educação 4.0 onde o palestrante Profº Diego Moreira provocou a reflexão sobre a inserção da tecnologia e a chamada 4ª Revolução Industrial, praticando o equilíbrio entre tradição e inovação e entendendo a importância de reinventar-se diariamente.
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Encontro foi realizado no Salão de Atos da PUCRS, em POA. ​