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Formação Continuada: atualização e aperfeiçoamento

30/07/2019
Formação
A Jornada Pedagógica é um momento de formação continuada para os educadores maristas

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A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos educadores faz parte do jeito marista de educar. Durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos, realizados ao longo do ano, promovemos momentos de estudo, capacitação e integração, contribuindo para a reflexão crítica de uma educação que extrapola as fronteiras da sala de aula.

Reconhecendo a necessidade de formação continuada para os nossos educadores, durante os primeiros dias do recesso escolar para estudantes, foi realizada, no Colégio, a Jornada Pedagógica 2019/2. A fim de explorar o contexto plural da sala de aula, as coordenações pedagógicas elaboraram um programa de discussões específicas para cada segmento de ensino.

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Descrição / Grupo de professores dos A​nos Iniciais aprofundou os estudos sobre projetos pedagógicos 

Sob o tema “Gestão da sala de aula: perfil e desafio", o grupo de professores dos Anos Finais e Ensino Médio aprofundaram a discussão sobre a formação do perfil docente e discente, além de participarem de painel sobre o projeto estratégico para o novo ensino médio, baseado na legislação e a Base Nacional Comum Curricular. Já os professores que integram ao grupo da Educação Infantil e Anos Iniciais, a temática abarcou os projetos pedagógicos como diferencial da dinâmica de ensino e aprendizagem, a partir de atividades específicas: tais como ​filosofia para crianças e artes​​ aplicada nos Anos Iniciais​.

 

XV Congresso Sinepe: Professor agente de conexão

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Descrição / XV Congresso Sinepe foi realizado na PUCRS entre os dias 24 e 26/7

Apostando nas diferentes formas de conectar os saberes, um grupo de educadores do Marista Maria Imaculada esteve presente no XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho, o qual trouxe como tema central o professor. Assim, durantes os dias 24, 25 e 26/7, a delegação de educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio, participou de discussões envolvendo a dinâmica dos novos cenários educativos e sociais, bem como o papel assumido pelo professor nessa era de transformação e formação dos estudantes.

Para a educadora Ana Lídia Weber, o congresso assume um importante papel reflexivo sobre a atuação do professor na tarefa de não apenas transmitir o conteúdo de sala de aula, como também no auxílio do desenvolvimento das habilidades e competências. “Foram momentos para refletirmos sobre nossa práxis, nos instigando a inovar sem deixar de lado a riqueza da nossa trajetória. Momentos inspiradores para crescermos como pessoas e profissionais da educação", completa.