Navegar para Cima

Notícias

MOSTRA DO CONHECIMENTO 2020: O que te mobiliza?

24/04/2020
Iniciação Científica
Saiba tudo sobre a Mostra do Conhecimento 2020, evento voltado ao fomento da Iniciação Científica no Marista Imaculada

​​​

Saiba tudo sobre a Mostra do Conhecimento 2020, evento voltado ao fomento da Iniciação Científica no Marista Imaculada

A Mostra do Conhecimento é realizada desde 2014 e tem como objetivo dar visibilidade às pesquisas científicas realizadas nas quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e suas tecnologias), nos Anos Finais e​ Ensino Médio, tal como aos Projetos Pedagógicos, realizados nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais.  

Mostra do ​​Conhecimento 2020

A Mostra do Conhecimento do Colégio Marista Maria Imaculada está baseada na integração entre ciência, tecnologia, arte e cultura como dimensões indissociáveis da vida humana e, ao mesmo tempo, no desenvolvimento da capacidade de investigação científica, essencial à construção da autonomia intelectual da comunidade escolar. O formato e o tema da Mostra desse ano procuram acompanhar esse momento do ano de 2020, no qual estamos inseridos como sujeitos históricos e sociais, que produzem e compartilham conhecimento. 

O que te mobiliza?​​

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a temática do evento está ancorada no conceito da mobilização. Dessa forma, adaptada a realidade de cada segmento de ensino, a questão provoca cada um a pensar sobre o que mobiliza e o que faz querer aprender e saber ainda mais, para que possamos, através do conhecimento e da produção coletiva, mobilizar ainda mais pessoas em torno de objetivos comuns em prol de um mundo mais sustentável e solidário.

DNA da curiosi​dade

O evento científico tem como objetivos, qualificar e inovar os processos de iniciação científica de todos os níveis de ensino, além de envolver os estudantes nas práticas de Iniciação Científica como possibilidade de inserção social na comunidade. Para tal, uma das evidentes dinâmicas é o envolvimento da Comunidade Escolar Canelense no compartilhamento dos saberes resultantes do processo de Iniciação Científica.

Novidades pa​​​ra 2020

Pensando nas singularidades desse momento, o processo da Mostra do Conhecimento 2020, para todos os segmentos de ensino, acontecerá no modelo blended learning (ensino híbrido) – modalidade de aprendizagem que combina ensino presencial e a distância

Inovações na for​ma de apresentar 

Nesta edição, as turmas de Anos Finais e Ensino Médio, contarão com novas modalidades de apresentação. Além da apresentação oral, os estudantes terão a possibilidade escolher outras modalidades para apresentar o resultado de suas produções científicas por meio da tecnologia e arte. 
Os estudantes podem optar pela criação de aplicativos e protótipos, ou até mesmo utilizar recursos como minecraft e scratch, para a criação de plantas, modelagens 3D e narrativas. Já o modelo de apresentação artística contará com a possibilidade de performance da produção científica, como a criação de esquetes, obras, exposições. Vale ressaltar que independentemente do formato escolhido, os estudantes deverão entregar o artigo conforme os critérios do regulamento de 2020.

Apresentação na Educação Inf​​​antil e Anos Iniciais

Para as turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais, a apresentação na Mostra do Conhecimento representa a culminância dos Projetos Pedagógicos desenvolvidos em turma, durante o semestre. A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, ente outros fatores, comtempla uma visão multidisciplinar dos conhecimentos e das informações. No jeito marista de educar, todo projeto é um processo criativo para os estudantes e para professores, possibilitando o estabelecimento de relações entre ensino e aprendizagem, que certamente não passa por superposição de atividades. 
​​Para Socorro Pereira, Coordenadora Pedagógica da EI e Anos Iniciais, o período de isolamento social representa um grande desafio para a construção dos projetos a serem estudados na educação Infantil e nos Anos Iniciais. “Nestes níveis de ensino os projetos surgem e ganham forma com a participação direta dos estudantes em busca de solucionar a situação problema de cada  projeto. As trocas presenciais são fundamentais para essa faixa etária, mas consideramos que iniciar as primeiras mobilizações pelo Marista Virtual está sendo uma  oportunidade dos professores reinventarem novos dispositivos de construção coletiva de conhecimento  por meio da tecnologia”, conta a educadora

Lançamento  

Em virtude do Decreto Estadual do dia 1º/4, que suspendeu as aulas presenciais em Escolas até o dia 30/4, como estratégia de mitigação a Covid-19, o lançamento da Mostra do Conhecimento 2020 teve de se adaptar à nova realidade. Em anos anteriores, o evento de lançamento da MC era um momento que se caracterizava como aquele em que era exposto o cronograma de desenvolvimento das atividades até a data de apresentação das pesquisas. 
Para Larisa Bandeira, Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, o lançamento precisou ser reconfigurado e ressignificado para acompan​har as mudanças, sem deixar de apresentar a importância da iniciação científica. “Como o tema deste ano é sobre mobilização, a articulação virtual dos estudantes e educadores é extremamente pertinente”, conta a educadora. Dessa forma, diretamente de suas casas, estudantes e educadores encaminharam vídeos curtos que exploravam a mobilização, como forma de dar movimento a vida. O resultado do vídeo final foi lançado no dia 20/4, no IGTV do @soumaristaimaculada. Confira: 


Fique Aten​to ​

Cro​nograma

Devido aos desdobramentos da pandemia da Covid-19, as turmas de Anos Finais e Ensino Médio terão, semanalmente, o cronograma de desenvolvimento das atividades atualizado, através do Marista Virtual 3.0. Para as turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais o cronograma será dado de acordo com a programação de cada turma. 

Documentos Importantes para Anos finais EF e Ensino Médio 

Os documentos necessários para a realização das pesquisas na MC 2020, estão postados no card de Iniciação Científica, no ambiente do Marista Virtual 3.0. Abaixo, confira as orientações para a edição do evento deste ano: 


Mostra Marista de Inici​ação Científica 

Promovida desde 2016, a Mostra Marista de Iniciação Científica tem por objetivo propor espaços de apresentação e trocas de experiências, bem como diferentes aprendizagens sobre iniciação científica realizadas em nossos Colégios e Unidades Sociais. No ano de 2019, a Mostra Marista de Iniciação Científica reuniu mais de 500 estudantes e educadores no Prédio 40 da PUCRS, de forma concomitante com o Festival Marista de Robótica e com a Mostra Marista de Arte. Foram apresentados cerca de 90 trabalhos, produzidos por crianças e jovens dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.

Clique aqui e conheça os trabalhos que representaram o Marista Imaculada em 2019