Na cadência do universo sonoro

14/12/2018
Educação

Quando se fala em experiências com música em sala de aula, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. Essa noção de doutrinamento musical que se impõe como referência predominante, no entanto, precisa ser transformada, pois o conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e de sua cultura. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida na escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.

Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas ​

No Marista Maria Imaculada, a educação musical perpassa pela ideia de que o mundo produz sons e não somente os instrumentos musicais. Por essa razão, oferecemos diversos materiais de exploração como tampas, tubos, paus, pedras, colheres, pratos, entre outros e diversas ações com o corpo, como bater palmas, bater os pés, soprar, assobiar, apitar e assim descobrem que as coisas, que o corpo, que a natureza produzem sons e que o silêncio e a escuta também fazem parte desse processo de entender a música, o som, o ruído.

As nossas aulas de musicalização são desenvolvidas com objetivo de aguçar a percepção dos sons, dos ritmos, das melodias e ampliar o repertório cultural das crianças. De acordo com Fernanda Beatriz Alvez da Silva, instrutora de música da Educação Infantil e dos Anos Iniciais o trabalho com a música na escola é um canal importante para expressar aquilo que pensamos e sentimos em relação a tudo a nossa volta. A musicalidade também os ajuda na autoestima, na integração com os colegas, no desenvolvimento da linguagem. E é também através desse grande instrumento, que é a música, que se ensina passos básicos para uma espiritualidade positiva. " Sem contar que as aulas de música favorecem o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da imaginação, da concentração, da memória e, principalmente, do prazer de escutar música.