Navegar para Cima

Notícias

Saiba tudo sobre o projeto novos horizontes

11/03/2020
Preparação para o futuro
Organizado pelo Serviço de Orientação educacional, Projeto Novos Horizontes visa a transição dos terceiranistas

​​​​​​O Projeto Novos Horizontes visa a transição dos estudantes concluintes da educação básica para outras possibilidades, encorajando-os a buscarem a realização do seu Projeto de Vida.  Para isso, proporcionamos a eles, momentos de vivência e convivência, que os auxiliem no processo de conclusão dessa etapa.

Transição de uma e​tapa

Os ritos de passagem são processos fundamentais do desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo, são pontos de chegada e novos pontos de partida. Durante a Educação Básica vive-se pelo menos três ciclos com essas caraterísticas, sendo eles a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para isso, as cerimônias ou momentos que marcam estas mudanças de níveis de ensino representam à comunidade educativa, sobretudo aos estudantes e seus familiares, um momento de celebração das etapas concluídas e de preparação para a novo momento que se iniciará.
​​ Texto auxiliar da imagem

Descrição / Estudantes participam de encontro de formação promovido pelo SPE e SOE​

Programação es​pecial ​

Segundo Debora Schmidt, Orientadora Educacional do Colégio, é importante pensar em uma programação especial com os estudantes concluintes, uma vez que este seja o último ano deles dentro do ambiente escolar e se faz necessário celebrar a caminhada na educação básica, além de motivá-los para os novos desafios. A programação do projeto está ancorada na criação de diversos espaços para os estudantes da turma, como palestras, oficinas, workshops, visitas orientadas às universidades e etc. “O projeto auxilia os estudantes na transição entre escola e novos horizontes de atuação fora da escola", completa a educadora.  
​​

Café co​​​m afeto 

​Com o objetivo de recepcionar os estudantes terceiranistas no primeiro dia de aula, foi realizada mais uma edição do Café com Afeto. Na ação, desenvolvida pelo Serviço de Orientação Educacional, Pastoral Escolar e Comunicação, os estudantes foram recepcionados com um café da manhã e conduzidos a relatar as expectativas para os próximos trimestres letivos, bem como as expectativas quanto ao seu projeto de vida. Na oportunidade foi lançado o Projeto Novos Horizontes, o qual objetiva proporcionar aos estudantes concluintes momentos de vivencia e convivência que os auxiliem no processo de conclusão da educação básica visando novas possibilidades para o Projeto de Vida de cada um.​

Preparação p​​ara o Enem 

Texto auxiliar da imagem

Para preparar o grupo de estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, em especial os terceiranistas, a equipe pedagógica do Colégio organizou uma série de aulas intensivas, dicas e revisões. O projeto Aulão ENEM¸ será realizado quinzenalmente, a partir de março até a data da prova, e tem por objetivo oferecer um momento de estudo e revisão para aqueles que prestarão a prova. Vale ressaltar que o projeto é aberto para todo o ensino médio.

De(s)colar o​​ Ensino Médio 

O projeto estratégico da Rede Marista De(s)colar o Ensino Médio toma como finalidade redefinir a proposta de nosso Ensino Médio marista, adequando-o a legislação vigente e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, buscando contemplar o olhar dos estudantes concluintes, os participantes do Grupo de Trabalho (GT) de professores apresentarão a legislação vigente e os protótipos dos itinerários formativos para que os estudantes do terceiro ano compartilhem suas experiências e opiniões. 

Monitoria Mostra do Conhe​cimento

Na Mostra do Conhecimento, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio apresentaram trabalhos em que desenvolveram pesquisas a fim de sistematizar o processo de construção do conhecimento. Dessa forma, buscando criar uma interlocução entre as turmas, os estudantes do terceiro ano acompanharão o processo de desenvolvimento de pesquisa de estudantes do 6º ano. O projeto será mediado pelos professores orientadores dos trabalhos, tendo o objetivo de aproximar as realidades e compartilhar as experiências. 

Visitas orienta​​das

Naturalmente, o período de conclusão do ciclo na Educação Básica vem carregado de dúvidas e ansiedades, quanto à escolha do caminho a ser seguido após esse término.  Para ajudar os estudantes nessa fase, o Serviço de Orientação Educacional, prepara uma série de visitas às universidades da região. O projeto visa aproximar os estudantes da realidade acadêmica para que eles conheçam a rotina de estudos e necessidades do curso pretendido. Para o ano de 2020, estão programadas 5 visitas às universidades, sendo elas: Unisinos, Feevale, PUCRS, ESPM, UFCSPA. 

Recreios divert​idos 

Para que os estudantes aproveitem as últimas vivências da vida escolar, o SOE promove o recreio divertido. A ação é realizada mensalmente a partir da escolha de uma temática para ser trabalhada. Na oportunidade, os estudantes podem vir fantasiados para a aula de acordo com o tema daquele dia. 

​​Dia da Infância

Para fazer memória da trajetória escolar e reviver momentos da infância, o Serviço de Orientação Educacional organiza o Dia da Infância. A ação consiste em um momento especial que une os estudantes de duas etapas bem distintas: os estudantes do Nível 3 da Educação Infantil e os do Terceiro Ano do Ensino Médio. A formação, que ocorre em outubro, acontece por meio de dinâmicas nos espaços da educação infantil.    

Musi​cal 

Com um roteiro escrito pelos estudantes, a atividade de dança e teatro busca trazer ao público uma retrospectiva dos momentos na escola. Para isso os estudantes têm o suporte dos professores da Área de Linguagens, Diretora de Espetáculo e Coreógrafa. 

Coaching Vocacio​​nal 

​​
​​
​O projeto de Coaching Vocacional é desenvolvido com o propósito de auxiliar e tornar possível um momento de maior conhecimento e menos ansiedade para as escolhas profissionais.    Assim, orienta os estudantes que estão em fase de escolha profissional, proporcionando o poder de escolha para o jovem, através do autoconhecimento, levantamento de maturidade, conhecimento de seus desejos, habilidades, valores e crenças. ​

Acampamento – Rincão do Co​elho 

A açã​o tem o objetivo de proporcionar a sensibilização e integração entre os estudantes em virtude do momento significativo vivido por eles, como a conclusão do Ensino Médio. Para o Coordenador de Pastoral do Colégio, Jean Arcari, em meio a brincadeiras de integração e momentos de reflexão, o Rincão do Coelho mostra aos concluintes, o quão importante é a fase de transição na vida de todos. “A partir de atividades baseadas no Carisma Marista, os momentos abrigam emoções e proporcionaram experiências singulares que fazem com que pessoas tão diferentes se tornassem tão próximas", completa o educador.

Projeto de v​​ida

Uma das preocupações de formação educativa do Colégio é relativa a consolidação do projeto de vida de cada estudante. A partir disso, é importante ressaltar a atuação da escola nesses momentos, uma vez que grande parte do tempo dos estudantes é tida dentro do ambiente escolar e, portanto, seja necessária a criação desses espaços de reflexão. Para isso, a temática da criação de um projeto de vida é vista a partir de quatro pilares: dinamicidade e processualidade; temporalidade (passado, presente e futuro); relacionalidade (o eu, o/a outro e a sociedade); integralidade da pessoa.

​Encontr​​o Vivencial

O encontro tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma imersão na construção do seu Projeto de Vida, a partir de uma proposta diferenciada. A formação ocorre na Casa Marista da Juventude (CAJU), em Porto Alegre, e é constituída de momentos de interioridade, partilha, palestras e dinâmicas. 

Saiba mais sobre o no​sso Ensino Médio clicando aqui​