Navegar para Cima

Notícias

Resgatando memórias: bergamotas são distribuídas neste dia de Champagnat

06/06/2019
Institucional
Distribuição de bergamotas no Dia de Champagnat é revivida depois de 40 anos 

Toda a memória é formada por lembranças. Neste sentido, uma memória afetiva se desenvolve a partir de uma percepção sensorial: um odor, um som, uma cor, desde que tal percepção esteja ligada a um momento afetivo importante. Resgatar essa memória é fundamental no nosso processo de autoconhecimento, desenvolvimento psicológico e pessoal pois é a partir dela que trazemos a possibilidade de revisitar e relembrar determinadas situações.

Com o intuito de resgatar as boas memórias afetivas construídas em nosso Colégio, distribuímos bergamotas na hora do recreio, para todos os estudantes e educadores. A ação, especial para o Dia de Champagnat, revive o que carinhosamente o então diretor Irmão Mario Orth, fazia a 40 anos atrás. A atividade tem por objetivo integrar tanto à comunidade​​, como à programação da Gincana de Champagnat – GinChamp, a qual está prevista para acontecer de hoje, 6/6, até sábado, 8/6. ​


Sobre a data

Champagnat faleceu no dia 6 de junho de 1840, com 51 anos. Em 18 de abril de 1999, foi proclamado Santo, pelo Papa João Paulo II.  A mensagem do Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez,  fortalece o legado inspirador deixado por Champagnat. “Humildade e simplicidade são virtudes marianas muito presentes em Champagnat tanto em sua vida como em seu vocabulário quando se​ dirigia aos Irmãos", relata. “Estas virtudes inspiram-nos um estilo de presença entre os jovens, um estilo que é próximo e acolhedor; inspiram-nos um estilo de relações autênticas, dentro da nossa comunidade ou família".


​​​​

​​