Navegar para Cima

Notícias

Dia de São Marcelino Champagnat: sinal de luz

31/05/2019
Espiritualidade
No dia 6 de junho, comemoramos o Dia de Champagnat.

​​​​“Vós sois a luz do mundo. Não se pode acender uma lâmpada
para colocá-la debaixo de uma vasilha [...].
Portanto brilhe a vossa luz diante dos homens para que,
vendo vossas boas obras,
glorifiquem o Pai que está no céu" (Mt 5, 14;16).

 

No dia 6 de junho, celebramos o dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Nessa data, recordamos a história de um homem que, há mais de 200 anos, acreditou que era possível transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens por meio da educação evangelizadora.

A persistência, a fé e a vocação de Marcelino na sua missão de educar com amor, é, até hoje, fonte de inspiração a todos nós. A obra que iniciou em 1817, segue viva e acesa no coração de todos e todas que, assim como Champagnat, acreditam na promoção da vida através da educação.​

Quem é luz na sua vida?

Neste ano, para vivenciar a data, convidamos a todos e todas a reconhecer aqueles/as que são importantes na sua trajetória e que, assim como o nosso fundador, são sinais de luz.

Para participar da ação digital, acesse diadechampagnat.com.br e preencha o formulário indicando quem e por qual motivo a pessoa homenageada é sinal de luz.  

Todas as mensagens serão publicadas, no mesmo endereço, no dia 6 de junho. Ao longo do mês, a plataforma estará liberada para que novas homenagens possam ser realizadas, com atualização semanal.

Sobre a data

Champagnat faleceu no dia 6 de junho de 1840, com 51 anos. Em 18 de abril de 1999, foi proclamado Santo, pelo Papa João Paulo II.  A mensagem do Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sanchez,  fortalece o legado inspirador deixado por Champagnat. “Humildade e simplicidade são virtudes marianas muito presentes em Champagnat tanto em sua vida como em seu vocabulário quando se dirigia aos Irmãos", relata. “Estas virtudes inspiram-nos um estilo de presença entre os jovens, um estilo que é próximo e acolhedor; inspiram-nos um estilo de relações autênticas, dentro da nossa comunidade ou família".