Educação Infantil 2019: Diferenciais da nossa proposta pedagógica

14/01/2019
Nosso jeito de educar
Cuidado e desenvolvimento integral são valorizados.

​​​Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio nam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

Confira algumas das propostas da nossa Educação Infantil que potencializam ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar:

Adaptação e afetividade

Proporcionamos às crianças e suas famílias um ambiente escolar acolhedor, que favorece a formação de vínculos e a socialização. Além do diálogo e da escuta, que são contínuos, também desenvolvemos atividades que contribuem para a criança se sentir confiante em suas ações e atitudes, facilitando o processo de adaptação à escola.

EI01 - adaptacao e afetividade.jpg

Na Educação Infantil, as crianças interagem intensamente com a temática dos projetos e em como será realizada a pesquisa sobre o assunto. O projeto de cada turma é definido a partir de observações e questionamentos sobre algo que desperta a curiosidade e o interesse dos pequenos. Os estudantes do Nível 3B, por exemplo, desenvolveram um projeto sobre cogumelos, em que observaram os diferentes tipos através de livros, fotos, vídeos e na natureza e, a partir dessa pesquisa, realizaram registros plásticos e artísticos com materiais diversos.

Aprender brincando

Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.

EI02 - aprender brincando.JPG

Em seu projeto sobre ursos, a turma do Nível 2 construiu um percurso repleto de desafios. No caminho, é preciso usar a imaginação para ultrapassar obstáculos como água gelada, grama alta, lama e tempestade de neve para chegar à caverna dos ursos.

Espaço de experiências

Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados e transformados em espaços que favorecem a interação entre as crianças, o professor e o meio. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.

EI03- espaços de experiencias.JPG

Pensar em um espaço aberto e que fosse convidativo à criança foi o desafio ao transformar o Bosque do Marista Ipanema. Rico em detalhes, o Bosque é um ambiente que, em meio à natureza, proporciona o contato dos estudantes com elementos de diferentes formas, texturas e cores, que desenvolvem o imaginário infantil.

Múltiplas linguagens

Para se comunicar e fazer leituras de mundo, a criança utiliza diversas linguagens: corporal, escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras. Por isso, promovemos, diariamente, vivências que contemplam essas formas de expressão, por meio de atividades lúdicas, artísticas, criativas e recreativas.

EI04 - multiplas linguagens.jpg

Em uma proposta desenvolvida com o Nível 2, os espaços do Marista Ipanema receberam diferentes enquadramentos a partir dos olhares dos estudantes, que foram desafiados a realizar registros fotográficos de ambientes do Colégio, de modo a ampliarem seu repertório gráfico.