Entrega de caderno pautado marca fase da alfabetização

03/05/2019
Nosso jeito de educar
Momento simboliza e evidencia as conquistas no processo de alfabetização.

​​​​​​​​​​​​​​A transição do caderno de desenho para o caderno com linhas é um marco importante na vida escolar das crianças. Celebrar o processo de alfabetização e vibrar com as conquistas dos estudantes fortalece sua confiança para aprender a ler e escrever.

No 1º ano do Ensino Fundamental, a ênfase não está apenas no processo de alfabetização, mas também nas diferentes formas de “ler" o mundo. Por isso, no Marista Ipanema, este momento é marcado pelo Sarau do Meu Primeiro Caderno, evento em que os estudantes recebem seus primeiros cadernos pautados, que os acompanharão na jornada da alfabetização.

primeiro-caderno (8).JPG

Por meio de intervenções artísticas – apresentações, danças, contação de histórias e poemas – o Sarau evidencia o processo de leitura e escrita, e conta com a participação das famílias para tornar o momento ainda mais especial. Essa fase importante, de transição, requer trabalho conjunto entre família e escola, para que a criança se sinta segura e acolhida. Essa parceria contribui para que o estudante tenha seu próprio tempo respeitado, e suas potencialidades e dificuldades reconhecidas.

Ensinar as crianças a vibrarem frente às novas possibilidades é essencial para que estejam preparadas para os momentos de transição pelos quais irão passar no decorrer da vida, não só na infância, mas também quando atingirem a idade adulta.

Conheça nossos diferenciais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental​