Navegar para Cima

Notícias

Estudante publica seu primeiro livro

03/10/2018
Cultura
Yasmin Hoeltz é uma das autoras do livro Encontros.

No Marista Ipanema, os estudantes são estimulados a serem protagonistas – foi isso que Yasmin Manica Hoeltz, 11 anos, fez ao se reunir a 35 escritores amadores para a produção de um livro de crônicas, contos e poemas. A iniciativa foi desenvolvida junto a uma Semana Cultural, promovida pelo condomínio em que Yasmin mora.

A obra, intitulada Encontros, foi lançada no dia 30 de setembro e conta com três textos de autoria da nossa estudante do 5º ano do Ensino Fundamental. O primeiro é um poema, escrito em 2016, em homenagem à mãe, chamado de O ser. O caminho da vida é o título do segundo poema, que trata sobre uma situação vivida com as amigas de Yasmin, e que foi escrito em junho deste ano. O último texto, redigido em 2017, é do gênero conto e chama-se A gata preta. Os textos de Yasmin estão relacionados com sua rotina, visto que escreve sobre situações do seu dia a dia, assim como para presentear pessoas queridas – como o pai, a mãe e a irmã – em datas especiais.

Para Yasmin, que desenvolveu o gosto pela literatura junto ao aprendizado da escrita, ser autora de um livro sempre foi um sonho: “Eu tenho um livro que eu escrevi, era o meu sonho e agora eu realizei". Mas a estudante não para por aí. Com mais de 20 poemas escritos, Yasmin registra a data em que produz cada um para um projeto futuro. “Quero escrever meu próprio livro, com todos os poemas que eu já fiz, em ordem cronológica" – conta.​