Navegar para Cima

Notícias

Estudantes participam de encontro da UFRGS sobre produção de textos

21/05/2019
Preparação para o futuro
Encontro promovido pela UFRGS abordou estudos e produção de textos ficcionais.

​O Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios dos jovens. Em nossa proposta pedagógica, os professores são mediadores na sala de aula e o estudante, cada vez mais, protagonista da própria aprendizagem.

São desenvolvidas estratégias em que há muito mais interação, pesquisa, desafios e aprendizagem significativa. E foi a partir de atividades realizadas no componente curricular de Língua Portuguesa, que tinham como objetivos desenvolver habilidades e competências de uma forma dinâmica e interativa, que as estudantes Laura Sperb Bonini e Ana Kalise Böttcher da Silveira, do 2º ano do Ensino Médio, descobriram um talento para a escrita.

​As estudantes foram convidadas a participar de um encontro realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre Narrativas Curtas: modo de fazer, junto com a professora de Língua Portuguesa, Josiane Assis de Azevedo. A atividade foi voltada ao estudo e produção de textos ficcionais e teve como base o trabalho com três gêneros textuais: conto, crônica e roteiro. Além disso, durante o evento, as estudantes puderam participar de um encontro com a escritora vencedora do prêmio Jabuti, Natalia Borges Polesso, que falou sobre sua trajetória e seu processo de escrita.