Desenvolver aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante. Esse foi um dos objetivos dos professores da área de Linguagens, ao convidarem os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental para participarem de uma “Manhã Africana". A atividade de estudos sobre o continente africano buscou trabalhar integrando os componentes curriculares de forma a evidenciar o multiculturalismo, a globalização, a relação pedagógico-pastoral e a transdisciplinaridade.
O projeto contou com um cenário personalizado pelos próprios estudantes e com a participação de convidados oriundos de países relacionados à África, que dialogaram sobre aspectos da cultura de alguns países africanos. Para receber os convidados, os estudantes prepararam lanches inspirados na culinária africana. Após tirarem dúvidas e conversarem sobre dança, música, literatura e outras expressões da região, os estudantes foram convidados a escrever uma palavra/expressão que representasse a África para eles. As produções foram expostas nos diversos espaços do Colégio.
Projetos como esses propõem reconhecer o verdadeiro valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos, fazendo os estudantes compreenderem a formação, colonização e independência do território africano, realizando uma troca intelectual e afetiva.