Navegar para Cima

Notícias

Estudantes recebem troféu Destaque UFRGS Jovem Pesquisador 2018

19/10/2018
RECONHECIMENTO
Colégio participou do Salão UFRGS Jovem com seis trabalhos de diferentes áreas.

​​​​​Nossos estudantes foram reconhecidos com o troféu Destaque UFRGS Jovem Pesquisador – 2018 pela qualidade dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e apresentados durante o XIII Salão UFRGS Jovem. A entrega da premiação aconteceu nesta sexta-feira, 19/10, em uma cerimônia no Salão de Atos da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Salão UFRGS Jovem é um evento que promove o diálogo entre estudantes da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição de pesquisas de cunho científico-tecnológico-cultural.

O Marista Ipanema participou do evento com seis trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, produzidos por estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. Um dos trabalhos premiados foi Pele artificial e humana, no qual os jovens pesquisadores, do 9º ano EF, Luana Pio Pertile, Lucas Steffens Ferreira dos Santos, Pedro Rufatto e Victoria Felix Bertoi, sob orientação da professora de química, Andréia Anele de Bortolli Pasa, abordaram como a ciência laboratorial, a medicina de transplantes e a estética estudam maneiras de copiar o tecido cutâneo humano. O objetivo dos estudantes era pensar soluções para o problema com teste em animais.

IMG_1759.jpg

A pesquisa O consumo de álcool na adolescência também foi reconhecida pelo Salão UFRGS Jovem. Os estudantes do 1º ano EM, Dóris Julius Stahlhoefer, Luísa Julius Stahlhoefer e Paulo Elias Fragoso Aspis, coordenados pela professora de matemática, Josy Rocha, observaram que a bebida alcoólica está cada vez mais presente na vida dos adolescentes, tendo como consequên​cia baixo rendimento escolar, envolvimento em acidentes e problemas relacionais. O interesse era compreender os motivos pelos quais os jovens acabam ingerindo precocemente o álcool; analisar as consequências que o consumo de bebidas alcoólicas causa na vida social e seus efeitos neurológicos; além de conscientizar e informar sobre os riscos do consumo de álcool, e com isso, reduzir o número de jovens consumidores.

IMG_1734.jpg

Confira todos os trabalhos apresentados pelo Marista Ipanema no XIII Salão UFRGS Jovem:

  • A música como expressão do seu tempo
    Estudantes: Ana Luísa Pacheco, Carolina Campagna Cramer e Valentina Prado Albuquerque
    Turma: 212
    Orientação: Sônia Maria Antônia Holdorf Braun

  • Como surgiu a arte?
    Estudantes: George Falcão Gonçalves, Maria Eduarda Lambrecht Antonello, Miguel Camboim Furjan, Nicole Bello de Campos, Ryan do Espírito Santo Sevro e Sophia Ferreira Risso
    Turma: 123
    Orientação: Emili Passos Araújo e Karin Donaduce Flores

  • Eu e as bactérias
    Estudantes: Eduardo Pires Ramos, Manuela Barcellos e Silva, Martin Schmitz Chula de Araújo Góes, Miguel Braga Birma, Stella Pilla Etzberger e Valentina Besson Santos
    Turma: 114
    Orientação: Silvia Maria Crescencio Valentim e Karin Donaduce Flores

  • O consumo de álcool na adolescência
    Estudantes: Dóris Julius Stahlhoefer, Luísa Julius Stahlhoefer e Paulo Elias Fragoso Aspis
    Turma: 211
    Orientação: Josy Rocha

  • Pele artificial e humana
    Estudantes: Luana Pio Pertile, Lucas Steffens Ferreira dos Santos, Pedro Rufatto e Victoria Felix Bertoi
    Turma: 191
    Orientação: Andréia Anele de Bortolli Pasa

  • Previdência social
    Estudantes: Ana Kalise Boücher da Silveira, Fernando Martinelli Grauer, Laura Sperb Bonini e Laura Victorino Rodrigues
    Turma: 212
    Orientação: Josy Rocha​