Navegar para Cima

Notícias

Formação docente: protagonismo infantil é tema de encontro

20/03/2019
Formação
Educadores de EI e AI participam de encontro formativo.

​​Diante de uma educação que se transforma e dos desafios diários que influenciam o jeito de educar, temos como uma de nossas prioridades investir em formação integral e em formas de alcançar a excelência acadêmica. Nesse processo, a qualificação dos educadores é essencial. Por isso, nossa equipe pedagógica participou do Encontro Formativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. O vice-diretor educacional – Fernando Degrandis, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais – Karin Flores, a coordenadora da Pastoral Escolar – Jéssica Oliveira, a orientadora educacional de 4º a 7º ano EF –​ Ana Paula Bottin, e as professoras Amanda Victoria, Caroline Jung, Emili Araújo, Graziane Ramos, Rosane Breyer e Tais Santos representaram o Marista Ipanema no evento. 

Texto auxiliar da imagem

Equipe do Marista Ipanema participa de momento de formação.

O encontro, que aconteceu na PUCRS e reuniu educadores de toda Rede Marista, contou com a participação do Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, de Portugal, que ministrou a palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais. Além disso, os educadores puderam partilhar suas práticas pedagógicas e ouvir as experiências dos demais colegas. O Marista Ipanema foi responsável por ministrar a oficina Infâncias.

Texto auxiliar da imagem

Educadores partilham conhecimentos por meio da oficina Infâncias.

A formação proporcionou o debate acerca do protagonismo infantil e da necessidade de interação para o desenvolvimento desse processo de aprendizagem. Pois, a partir da interação com outras crianças, com os adultos e com o próprio ambiente, a criança vive experiências que lhe propiciam o domínio de conceitos, valores e formas de comportamento. Nesse sentido, em nossas práticas pedagógicas, encaramos nossos estudantes como indivíduos capazes e plurais.

Confira outras iniciativas voltadas para a formação docente.