Navegar para Cima

Notícias

História e cultura no espaço cemiterial

12/11/2018
Cultura
Estudantes realizam visita guiada ao Cemitério da Santa Casa.

​​​​​Os fenômenos sociais deixam marcas de seu tempo nos diversos ambientes. Pensando nisso, as professoras das disciplinas de Arte e Biologia propuseram às turmas de 1º ano do Ensino Médio uma visita guiada ao Cemitério Santa Casa de Misericórdia. Na ocasião, os estudantes analisaram os fenômenos e seus movimentos no espaço cemiterial.

O Cemitério da Santa Casa – o mais antigo de Porto Alegre, conta a história da cidade e do estado do Rio Grande do Sul por meio de seus monumentos edificados, esculturas situadas nos jazigos e sepulturas. Os monumentos presentes no espaço foram assinados por artistas consagrados como Alfred Adloff, André Arjonas, Antônio Caringi, Décio Villares e Rodolfo Pinto e Couto. O conjunto desses elementos constituem um "museu a céu aberto", que é um patrimônio da cidade, tanto por sua relevância artística, como por expressar as transformações culturais ao longo do tempo.

Texto auxiliar da imagem

Estudantes analisam jazigos de nomes como da Família Mostardeiro.​​

Os estudantes puderam observar também as diferentes realidades entre grupos e classes sociais, visto que o cemitério abriga figuras públicas do estado. Destacam-se, entre eles, os nomes de Aig Mostardeiro, Borges de Medeiros, Conde de Porto Alegre, Coronel Bordini, Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado, Protásio Alves e Teixeirinha.