Navegar para Cima

Notícias

Iniciativa propõe pesquisa sobre alimentos orgânicos

29/10/2018
Nosso jeito de educar
O 9º ano EF foi em busca de soluções para problemas de alimentação.

Quais as soluções para os problemas na área da alimentação? Foi buscando respostas para esse questionamento que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma visita à Feira Orgânica da Secretaria da Agricultura. Por meio da saída de estudos, os estudantes puderam dialogar com produtores rurais e clientes, assim como fazer um levantamento dos tipos de produtos comercializados. Além disso, construíram um olhar sobre a feira através da produção fotográfica.

A iniciativa reuniu as disciplinas de Arte, Educação Física, ​Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática para trabalhar diferentes aspectos da temática. Foram desenvolvidas atividades como o levantamento de informações e dados estatísticos sobre produção e consumo, o levantamento de dados qualitativos e quantitativos sobre a feira orgânica, a produção textual e a linguagem fotográfica.

Segundo o professor de Geografia, Pablo Ferreira, as saídas de estudos permitem que os estudantes vivam mais próximos da realidade trabalhada em sala de aula: “assim eles atuam na prática, frente às situações discutidas, trabalhadas, mensuradas e abordadas nas especificidades dos conteúdos disciplinares". Pablo destaca que a experiência de conversar com produtores e clientes colocou os estudantes na posição de agentes interativos diretos – aqueles que produzem conhecimento, pois o espaço da feira permitiu a expansão de questionamentos e de entendimentos. “Frente ao desconhecimento de muitos dos alimentos expostos na feira, os estudantes interagiram, conversaram e experimentaram com entusiasmo e envolvimento", afirma.

feira-organicos-9anoef.JPG