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Na cadência do universo sonoro

27/12/2018
Nosso jeito de educar
A aprendizagem por meio de sons possibilita um mundo de descobertas.

​Quando se fala em experiências com música em sala de aula, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhes é mostrado. Essa noção de sala de aula de música, no entanto, precisa ser transformada, pois, quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e cultural. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida na escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.​

Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas​

No nosso Colégio, a educação musical perpassa atividades que trabalham a descoberta de sonoridades, a diversidade cultural, a memorização, a interpretação e a contagem de tempo, além de promoverem a relação entre a música e os conteúdos aprendidos em sala, de forma a torná-los mais palpáveis. O contato com diferentes sonoridades desde a infância funciona como uma “porta de entrada" para outros aprendizados, pois, por meio da música, a compreensão de certas temáticas é facilitada.​​

Texto auxiliar da imagem

Contato com diferentes sonoridades abre caminho para outros aprendizados.

Segundo Diogo Gomes, professor de Música da Educação Infantil, uma abordagem interessante é a da interpretação. A atividade consiste em, com fones de ouvido, apresentar uma composição para um estudante, que deve representá-la por meio de um desenho, de modo que os colegas tenham que adivinhar a que música se refere. “O interessante é que as crianças começam a se dar conta de que precisam pensar com a cabeça do colega; não basta só desenhar o que a música diz, é necessário pensar em como ela é compreendida pelos demais", explica Gomes.

Texto auxiliar da imagem

Atividade desenvolve a capacidade interpretativa.

A professora do Nível 2, Caroline Jung, ressalta que a atividade de interpretação musical é muito produtiva, pois desenvolve aspectos como a atenção, o envolvimento com o espaçotempo e as habilidades gráficas. “Além de estarem atentas aos detalhes da música, as crianças precisaram se fazer claras através de seus desenhos e, para isso, recorreram a recursos da sua memória auditiva e visual", exemplifica.​​