Navegar para Cima

Notícias

Sombra e luz: o despertar de sensações nas crianças

27/06/2019
Nosso jeito de educar
Experiências sensoriais exploram criatividade, concentração e coordenação.

​​​​​Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a socialização e o protagonismo.

Despertar a curiosidade para novas aprendizagens faz com que a criança tenha repertório para fazer sua leitura de mundo, por meio de diversas linguagens: corporal, escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras. Por isso, promovemos vivências que contemplam essas formas de expressão.

Em uma atividade lúdica, que envolveu criatividade e imaginação, os estudantes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças puderam passar por uma rica experiência sensorial. Elas fizeram atividades com suas sombras em uma sala escura, com um pano branco e holofotes.  Foram utilizadas músicas de todos os ritmos e, assim, as crianças brincavam com as suas sombras e as dos colegas.

luz-e-sombras (11).jpg

Explorando suas expressões corporais livres e também alguns desafios, como dançar somente com as mãos criando sombras, depois utilizar os braços, os pés e, por fim, todo o corpo, as crianças se envolveram com a proposta, que despertou variadas sensações, além de trabalhar aspectos como coordenação motora, equilíbrio e concentração. 

luz-e-sombras (4).jpg

​ 
No universo da cultura infantil encontramos um vasto repertório de movimentos, de jogos, de fantasias, que se manifestam por meio da linguagem corporal e da expressividade. É fundamental que sem compreenda e se leve em conta a expressividade e a mobilidade próprias às crianças nos processos de socialização e aprendizagem.

No contexto da educação infantil é primordial que seja garantido tempo, espaço e recursos para a manifestação da linguagem corporal.

Diretrizes da Educação Infantil Marista