Navegar para Cima

Notícias

Ensino Médio: metodologias ativas e o estudante como protagonista

Em sala, os estudantes assumem papel de protagonistas e agentes, enquanto o professor é mediador do processo de aprendizagem. Esse é o princípio das metodologias ativas, que substituem as convencionais aulas expositivas por discussões mediadas, sala...
06/11/2017
Inovação
Em sala, os estudantes assumem papel de protagonistas e agentes, enquanto o professor é mediador do processo de aprendizagem. Esse é o princípio das metodologias ativas, que substituem as convencionais aulas expositivas por discussões mediadas, sala...

​Na sala de aula, os estudantes assumem papel de protagonistas e agentes, enquanto o professor é mediador do processo de aprendizagem. Esse é o princípio das metodologias ativas, que substituem as convencionais aulas expositivas por discussões mediadas, simulações, gameficaçãoe sala de aula invertida, entre outros métodos de ensino.

Uma das iniciativas do Colégio, que incentiva os estudantes a vivenciarem uma aprendizagem significativa, considerando que cada um tem seu tempo de aprender, com vistas a aprimorar o aprendizado técnico, a integração e a socialização, é o projeto do Núcleo de Aprofundamento, voltado para turmas do Ensino Médio. Nas mais variadas áreas do conhecimento, todas as aulas são desenvolvidas por meio de metodologias ativas. 

Com a proposta de desenvolver habilidades contempladas nos exames externos, como PAS e ENEM, no período de 17/10 e 23/11, os jovens interessados participam dos cursos de 16 horas sobre diferentes temas. São eles:

  • Top Physics: no curso de física avançada, mediado pelos professores Rodrigo Magalhães e Ramon Bezerra, os estudantes tiveram a oportunidade de construir um portfólio​ de resolução de situações-problemas propostas e de produzir um vídeo com os conhecimentos adquiridos;

  • Vivências de Práticas Musicais/Obras do PAS: no curso ministrado pelo professor Luiz Renato Vieira, os estudantes conhecem as obras musicais – e seus contextos - abordadas no PAS e têm a oportunidade de, a partir delas, criar e elaborar releituras com instrumentos convencionais e disponíveis em dispositivos móveis;

  • Colocando a Teoria em Prática: para compreender os fenômenos físicos, os estudantes foram convidados a experenciar a construção de um motor elétrico, de uma máquina térmica e de cristais de sulfato, além de promoverem a cobreação e niquelação de uma chave. Os experimentos foram conduzidos pelas professoras Analy Alonso e Karolina Bandeira;

  • ​CINE PAS/ENEM: a cada encontro com o professor André Fonseca e um professor convidado, os estudantes podem assistir curtas-metragens, animações ou documentários abordados no PAS ou ENEM, seguida de uma explanação breve sobre o assunto abordado e da elaboração de um produto produzido pelos estudantes, que explore o que foi aprendido.

A respeito das metodologias ativas, o professor Gabriel Remington, de Produção Textual, que as adota em suas aulas, afirma: “É inevitável a empolgação do educador quando descobre a existência de mecanismos comprovadamente efetivos no processo de ensino-aprendizagem; é gratificante a mesma empolgação do estudante quando percebe que tudo o que ele sabe e aprendeu – não necessariamente de forma técnica na escola, mas também em casa, com amigos, em jogos etc. –, tem uma aplicação que lhe permitirá futuramente fazer valiosas contribuições para o mundo.", conclui.

Em sala, os estudantes assumem papel de protagonistas e agentes, enquanto o professor é mediador do processo de aprendizagem. Esse é o princípio das metodologias ativas, que substituem as convencionais aulas expositivas por discussões mediadas, sala de aula invertida, entre outros métodos de ensino.