Navegar para Cima

Notícias

Estudante do 8º ano EF vence concurso nacional de Redação

Foi com muito orgulho que recebemos a resultado do 9º Concurso de desenho e redação da CGU, com o tema Todo dia é dia de cidadania: a estudante Laura Silveira, do 8º ano EF, conquistou o prêmio nacional com sua produção textual.
14/12/2017
Cultura
Foi com muito orgulho que recebemos a resultado do 9º Concurso de desenho e redação da CGU, com o tema Todo dia é dia de cidadania: a estudante Laura Silveira, do 8º ano EF, conquistou o prêmio nacional com sua produção textual.

​Nos versos do hino do Colégio, o trecho “formar bons cristãos, virtuosos cidadãos, o futuro de nossa nação” reforça a maior finalidade do Instituto Marista. Tendo como base o Projeto Educativo do Brasil Marista, o conceito de cidadania é estudado e trabalhado no dia a dia escolar, desde às aulas expositivas aos projetos interdisciplinares e sociais desenvolvidos. Por isso, foi com muito orgulho que recebemos a resultado do 9º Concurso de desenho e redação da CGU, com o tema Todo dia é dia de cidadania: a estudante Laura Silveira, do 8º ano EF, conquistou o prêmio nacional com sua produção textual.

O concurso, que contou com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, objetiva despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais. Por meio de desenhos (Anos Iniciais) e redações (Anos Finais e Ensino Médio), os estudantes puderam expressar como enxergam a cidadania.

Para Laura, escrever é algo recorrente na sua rotina, além da prática da leitura. “Eu sempre gostei de inventar histórias e escrever. Fazia até livros quando nem sabia escrever ainda. Para quem quer escrever, uma das coisas importantes é ler. É como aquela frase do Monteiro Lobato: ‘Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.’ Com certeza a leitura ajuda muito na imaginação, nas referências, nos faz questionar mais e escrever melhor.” diz Laura, compartilhando suas dicas para quem deseja escrever boas redações. 

Ao participar e ser premiada no concurso, a estudante se sentiu duplamente realizada. “Fiquei muito feliz de ter participado de um concurso como esse, que reúne escolas e redações do país inteiro. Quero agradecer muito o apoio da professora Karla, que nos incentiva a experimentar desafios como esse. A entrega foi um momento muito especial, pois recebemos o prêmio durante as atividades do Dia Internacional de Combate à Corrupção, um compromisso que deve ser de todos nós, desde as pequenas coisas do cotidiano. ”

Parabéns, Laura! Que este seja apenas a primeira de muitas conquistas! 

Cidadania planetária – Princípio Marista

A cidadania planetária como compromisso ético-político com a ecopedagogia é um dos princípios que rege o projeto educativo marista. Uma prática sociocultural que respeita a vida em toda a sua complexidade e diversidade, orientando para a construção da cidadania terrena e para a criação de um sentimento de pertença, de que somos partícipes de uma comunidade planetária.