Navegar para Cima

Notícias

Festival de Curtas estimula o senso crítico em linguagem audiovisual

O Festival Marista de Curtas, voltado para os estudantes do 9º ano EF, proporcionou aprendizados na área de Ciências Humanas, o desenvolvimento do senso crítico e a troca de ideias com utilização da linguagem audiovisual.
05/09/2017
Cultura
O Festival Marista de Curtas, voltado para os estudantes do 9º ano EF, proporcionou aprendizados na área de Ciências Humanas, o desenvolvimento do senso crítico e a troca de ideias com utilização da linguagem audiovisual.

Projetos que envolvam os estudantes de forma ativa, tornando-os protagonistas no processo de aprendizagem por meio de situações-problema
desafiadoras conduzem a educação marista. Exemplo recente disso, o Festival Marista de Curtas, voltado para os estudantes do 9º ano EF,
proporcionou aprendizados na área de Ciências Humanas, o desenvolvimento do senso crítico e a troca de ideias com utilização da linguagem audiovisual.

A sequência didática que deu início ao Festival teve como objetivo desenvolver a compreensão do processo de formação e transformação da sociedade. Após as pesquisas iniciais, aulas expositivas e debates em sala, os estudantes iniciaram o processo de produção dos curtas-metragens com elaboração dos roteiros, atuação e edição.

Nos curtas, foram retratados momentos marcantes da história mundial, abordando elementos dos componentes curriculares de História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso, com discussões de relevância social sobre Feminismo, Sistemas Políticos e Democracia. As produções foram avaliadas por professores e estudantes como seletiva para o Festival.

No dia 1º/9, o Salão de Atos recebeu os atores, diretores, editores e roteiristas das nove melhores produções. Além da exibição dos curtas, o melhor projeto de cada turma, eleito por votação dos jovens, ganhou um troféu, o Champito, em referência à mascote do Colégio e a outras premiações de cinema, como o Festival de Gramado, que entrega o troféu Kikito.

A estudante Talita Rangel, do 9ºA, se identificou muito com a atividade. “Foi super legal! Para mim, então, é maravilhoso, pois adoro cinema. Uma
iniciativa muito boa para assimilar os conteúdos. O resultado também foi ótimo, tanto dos curtas quanto a oportunidade de apresentar para as outras turmas”, ressalta.

Parabéns a todos os professores e estudantes envolvidos no projeto!