Crianças desenvolvem projeto sobre o coração humano

07/05/2019
Nosso jeito de educar
​Estudantes do Nível 2 vivenciaram múltiplas experiências nos estudos sobre o coração.

​CORAÇÃO, a máquina da vida. O projeto desenvolvido pelas crianças do Nível 2A, da Educação Infantil, que permeou diversas atividades da turma nas últimas semanas, surgiu durante uma conversa informal, quando uma das crianças comentou que o coração parecia ter o formato de uma bola.

Segundo a professora Tamires Lima, a partir disso, o tema do projeto foi escolhido pelos próprios estudantes. “Eu observei como os estudantes se comportaram a respeito do formato do coração e resolvi fazer uma votação em sala para que eles votassem sobre o que queriam pesquisar. Desde então, iniciamos as pesquisas. No desenrolar das atividades, as crianças transpareceram interesse, curiosidade, colocaram a 'mão na massa' e conseguiram, de fato, aprender sobre o funcionamento do coração e suas particularidades".

Ouvindo das batidas do coração

As atividades propostas aconteceram em diversos ambientes da escola. Em sala de aula, as crianças escutaram o som dos batimentos cardíacos de um bebê e com um estetoscópio ouviram o próprio coração. No Laboratório, estudaram o protótipo do corpo humano e o coração de um boi. Na Cozinha Experimental, elas produziram um bolo saudável de maçã, em formato de coração. Todas essas experiências foram fundamentais para o sucesso do projeto e o desenvolvimento das crianças, pois elas foram as protagonistas do trabalho de pesquisa.

IMG-20190321-WA0015.jpg
No laboratório, as crianças conheceram um coração de boi

Outro fator determinante foi a participação das famílias no contexto de aprendizagem das atividades. Segundo Tamires, essa parceria é  fundamental. “Os familiares auxiliaram na pesquisa e têm relatado que as crianças estão mais conscientes e atentas em relação à alimentação saudável, à prática de exercícios físicos e aos cuidados para que as emoções boas sempre estejam presentes dentro de nós", finaliza a professora.

capa.jpg
Para comemorar o projeto, um bolo de maçã em formato de coração

Ficou com vontade de comer um bolo de maçã? As crianças compartilharam a receita. Confira!

Receita do Bolo de maçã

Ingredientes:

3 maçãs médias

3 xícaras de farinha integral

½  xícara de aveia em flocos

2 xícaras de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

2 ovos

1 xícara de óleo

1 colher (sopa) de canela em pó

+/- ½ xícara de leite sem lactose

Modo de preparo:

Descasque as maçãs e corte-as em pequenos cubos. Misture todos os ingredientes, exceto o fermento, sem utilizar batedeira ou liquidificador. Após misturar, acrescente o fermento e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Bom apetite!