Navegar para Cima

Notícias

Descobertas e diversão na viagem do 5º ano EF

15/08/2019
Projetos
Estudantes viveram aventuras fascinantes no Aquário de São Paulo e no Sítio do Carroção.

Entre os dias 2 e 4/8, os estudantes do 5º ano EF se aventuraram numa viagem pedagógica cheia de descobertas e aprendizados ao Sítio do Carroção, um resort pedagógico localizado no interior de São Paulo que oferece vivencias práticas das mais diversas áreas do conhecimento. Na oportunidade, eles também puderam conhecer o Aquário de São Paulo (ASP), primeiro aquário temático da América Latina.  A proposta da viagem foi proporcionar aos estudantes autonomia, responsabilidade e vivências práticas que são trabalhadas no dia a dia escolar.

editada.jpg
Diversão no Aquário de São Paulo

No Sítio do Carroção, as crianças exploraram tudo que é mais significativo no mundo da aprendizagem. Um desses exemplos é o espaço Bio Planeta, onde aprenderam sobre a vida num ambiente fluvial e tiveram contato direto com filhotes de jacaré. No Planeta Terra, os conhecimentos das aulas de Geografia foram vivenciados de forma divertida, retomando conceitos de ilha, baía, enseadas, serras e vales. E em poucos passos eles percorreram o mundo no Planisfério. Para o estudante Bernardo Quintas, do 5º ano D, foi uma oportunidade de concretizar aprendizados. “Na atividade do Bio Planeta nós tocamos num filhote de jacaré de verdade e foi muito legal e diferente, me fez relembrar as aulas sobre o Pantanal. A estrutura do Sitio é muito boa e valeu muito a pena", destacou.

WhatsApp Image 2019-08-13 at 15.34.06 (12).jpeg
No percurso da trilha do Indiana Jones 

Os jogos educativos e o espaço Spazukamonaring, uma minipista de Fórmula 1, incentivaram o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades motoras e socieomocionais. Nos jogos, o objetivo era vencer obstáculos, seguir as regras, superar as limitações e praticar a solidariedade. A orientadora educacional do 1º e 2º ano EF, Mariangela Menescal, destacou os pontos positivos da experiência. “A proposta da saída pedagógica está relacionada com as habilidades acadêmicas que são desenvolvidas em sala com os estudantes. Nessas oportunidades, o ambiente é visto como terceiro educador e com isso criamos memórias mais significativas. "

WhatsApp Image 2019-08-13 at 15.34.06 (25).jpeg
Uma pausa para a foto depois das aventuras no Spazukamonaring

O Aquário de São Paulo possui 15 mil m² e 4 milhões de litros de água onde habitam milhares de animais, de centenas de espécies de peixes, répteis e mamíferos, encontrados em diversos ecossistemas, como a Floresta Amazônica. A proposta do ASP é proporcionar aos visitantes uma viagem ao mundo animal, apresentando animais de origem brasileira e de outros países. Para Miguel Rocha, do 5º ano, o aquário proporcionou momentos de diversão e autonomia “A visita ao aquário foi muito divertida. Vimos animais marinhos que não conhecíamos, como urso polar e os pinguins. Eu voltei da viagem mais maduro e com mais responsabilidade", relatou.