Diversos aprendizados nas olimpíadas de conhecimento

02/07/2019
Nosso jeito de educar
No Colégio, estudantes são incentivados e se preparam para as competições.

​​​​​​​​As olimpíadas de conhecimento promovem a difusão de conhecimentos diversos, de forma lúdica e colaborativa. Por meio das atividades práticas e exames teóricos propostos, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm a oportunidade de se desafiarem, ampliarem os horizontes e estabelecerem novos vínculos sociais. Para além da conquista de medalhas e certificados, a participação nas olimpíadas proporciona novas ideias, técnicas, descobertas e conhecimentos. ​

Materia4.JPG
A cada ano, mais estudantes participam e são premiados nas olimpíadas

No Colégio, durante o 1º semestre letivo, os estudantes se envolveram nas competições Canguru da Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Robótica, Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e, em breve, Olimpíada Nacional de Ciências.

Matéria3.JPG
Lançamento de foguetes em preparação para Olimpíada de Astronáutica

Além do incentivo à participação dos estudantes, aulas e atividades para as provas são desenvolvidas com o intuito de prepará-los para as avaliações. Um dos exemplos é a construção e o lançamento de foguetes, etapa da Mostra Brasileira de Foguetes, em que estudantes utilizam garrafas plásticas para montarem foguetes e, depois, com a ajuda dos professores, fazem o lançamento utilizando um propulsante (material usado para mover o objeto aplicando-lhe a força), que pode ser ar comprimido, água ou bicarbonato de sódio e vinagre. Os estudos e dados levantados nessa etapa ajudam os estudantes na preparação para as provas da OBA.

Matéria1.jpg
Os professores incentivam e orientam a participação dos estudantes

Para o professor de História do Ensino Médio, André Fonseca, a participação de estudantes em olimpíadas é um diferencial. “As olimpíadas proporcionam aos estudantes o que chamamos de conhecimento significativo, algo que eles levam para o resto da vida, indo muito além dos livros didáticos. No caso da ONHB, por exemplo, os participantes tiveram acesso a documentos históricos raros, o que desperta neles o interesse pela pesquisa e entendimento da nossa história." afima o professor.

O estudante Bernardo Souto Maior, do 3º ano EM, participou pela 3ª vez da ONHB e enxerga nas olimpíadas uma oportunidade de conciliar os conteúdos com estudos para exames externos. “A Olimpíada de História apresenta similaridades com o ENEM, o que nos ajuda na resolução de questões de História, mas, também, de outros componentes curriculares." finaliza.