Estudantes do Ensino Médio se destacam na IV edição da Simjopa

15/05/2019
Preparação para o futuro
A simulação proporciona a construção de aprendizagens significativas.

Nosso colégio tem como um dos seus pilares estimular o protagonismo dos estudantes e, por isso, proporciona diversos espaçotempos para que eles construam, de fato, conhecimentos significativos e os compartilhem. Dentre os projetos desenvolvidos está a Simulação Interna do Marista João Paulo II, a Simjopa, que é coordenada por estudantes com apoio e assessoria dos professores e da coordenação do Ensino Médio.

Neste ano, a IV Simjopa aconteceu nos dias 13 e 14 de maio, em dois dias dedicados aos debates de corpos externos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Brasil. Divididos em comitês e representando os papeis de delegados, o objetivo era de buscar, em conjunto, soluções pacíficas para as questões abordadas.

Abertura (38).JPG
Abertura da IV Simjopa

A abertura do evento, realizada no Salão de Atos, foi conduzida pelos estudantes Eduardo Duarte e Lucas Vidal, da turma 23A. A cerimônia contou com a presença de membros da Direção e da Coordenação do Ensino Médio, além do ex-aluno Guilherme Uchôa e de Francys Vilella, mãe de estudantes maristas, representando o Conselho de Pais Maristas. Na oportunidade, Guilherme e Francys falaram sobre a importância do debate e da empatia para a construção de uma sociedade melhor.

Em seguida, os estudantes se dirigiram para os respectivos comitês. Neles, os jovens tiveram uma agenda intensa e colocaram em prática o poder da argumentação. De temas como O descarte adequado de plásticos a A automação e a substituição da mão de obra, os jovens vivenciaram situações de crises em que precisaram se posicionar e dialogar, defendendo, muitas vezes, pontos de vista contrários às preferências pessoais.

Debates (197).JPG
Nos debates, os estudantes defenderam posicionamentos de vários países

Para o professor André Pessoa, de História, a cada edição da Simjopa os estudantes se mostram ainda mais engajados. “Quando os estudantes estão à frente do processo, eles estudam e se dedicam muito, o que proporciona uma aprendizagem significativa e que, com certeza, irá marcar a vida deles. Temos ex-alunos que participaram de edições anteriores e hoje trabalham com isso, alguns optaram por cursos como Relações Internacionais e Direito, pois querem atuar nessa área. É uma semente que está sendo plantada." André destaca, ainda, que os conteúdos abordados nos debates são importantes na preparação para os exames externos. “Eles trabalham e discutem assuntos que consideram relevantes, temas que podem, inclusive, cair nas avaliações e redações do PAS e Enem." relembra o professor.

A estudante Ana Júlia Alves, do 22C, da mesa diretora do Conselho de Segurança das Nações Unidas descreveu a experiência como emocionante. “Essa Simjopa foi extremamente importante para mim, pois foi muito bom ver as pessoas saindo de suas zonas de conforto e se posicionando. Nunca me senti tão orgulhosa, essa foi a melhor parte! A simulação é para todo mundo, porque você aprende a falar melhor, a se posicionar e a argumentar, assim você vai se conhecendo mais e eu acho isso muito importante em todos os âmbitos da vida."

Encerramento (106).JPG
Professores, estudantes e ex-alunos ao final da Simulação

Membro do Secretariado da Simjopa, o estudante Eduardo Duarte ficou muito feliz com o resultado do projeto. “Ser Secretário-geral da Simjopa, junto com o Lucas Vidal, foi uma das melhores coisas que eu fiz nesses 12, 13 anos de Marista João Paulo II. Pessoalmente, a simulação me ajudou muito na questão de oratória, pois falar em público é algo que eu sempre tive dificuldade e essa é uma oportunidade de sair da zona de conforto. Eu quero ser Diplomata, trabalhar junto à ONU, e ser gestor de uma simulação como essa é algo que, com certeza, vai fazer muita diferença no meu futuro. Outro ponto que enxergo na simulação é a oportunidade de engajamento. Todos nós, jovens, que somos muito antenados, podemos fazer da nossa opinião política algo que vá além dos 140 caracteres do Twitter ou dos stories do Instagram." Finaliza o jovem.