Rodas de conversa reforçam parceria entre famílias e escola

11/07/2019
No primeiro semestre, projeto recebeu pais dos estudantes dos Anos Finais.

​No 1º semestre, pais e responsáveis pelos estudantes dos Anos Finais foram nossos convidados para momentos de partilha e de troca de experiências no projeto Roda de Conversa. O projeto tem como objetivo ampliar vivências de reflexão sobre o papel das famílias na educação dos filhos e de reforçar, cada vez mais, a parceria com o Colégio pela formação integral dos estudantes.

Postar 6_8 (2).jpeg
Momento de fala e escuta

A Roda foi dividida em 2 momentos. O prmeiro, com pais de estudantes do 6º ao 8º ano EF teve como tema Quem é o adolescente de hoje?, escolhido por meio de enquete entre os participantes. O encontro aconteceu na varanda da Educação Infantil e foi marcado por partilhas emocionantes. Os responsáveis trouxeram fotos de quando eram adolescentes e, entre reflexões, diálogos e troca de experiências, encontraram novas possibilidades de interação com os filhos, de compartilhamento de ideias e, acima de tudo, de fortalecimento de vínculos.

9º ano (25).JPG
O diálogo entre educadores e pais conduz o projeto

Já com os familiares dos estudantes do 9º ano, a conversa abordou dúvidas e expectativas para a etapa escolar seguinte dos adolescentes: o Ensino Médio. Esse momento foi antecedido por uma escuta, realizada dias antes, com os estudantes, que compartilharam sentimentos vivenciados atualmente e as percepções para os próximos anos. Assim como eles, os pais foram convidados a refletirem sobre o presente e o futuro dos jovens, partilhando, também, o que desejam para os filhos e como podemos, juntos, colégio e famílias, ajudá-los na construção e realização de projetos de vida.

Postar 6_8 (1).jpeg
Parceria cada vez maior

Dunia Aleixo, mãe das estudantes Laís, do 7º ano, e Íris, do 4º ano, relatou sua vivência ao participar da Roda de Conversa. “Foi um momento prazeroso de compartilhamento de experiências, de nossa adolescência de outrora e de nossa condução como pais. Todos interessados em ouvir as experiências dos outros, de expor preocupações sem medo de julgamento, pelo ambiente que foi sendo construído na conversa de respeito e interesse real no que o outro tinha a falar."