Navegar para Cima

Notícias

Ciclo de Palestras para as famílias

06/05/2019
Educação
As palestras deste ano abordarão a temática "Disciplina Positiva".

​​​​Desde 2015 o Colégio Marista Medianeira, com apoio da APAMEM e em parceria com o Instituto Anima Mundi, uma organização não-governamental, atuante em vários estados brasileiros, desenvolveu diversos programas de capacitação para pais e professores.

Dando continuidade a este projeto de Educação para a Paz na Família, o Colégio convida todas as famílias para participarem do Ciclo de Palestras “Disciplina Positiva”, composto por quatro encontros e ministrado pelo representante do Anima Mundi, Keivan Saberin. Os encontros serão gratuitos, sempre às 19h30, no Colégio. 

Veja o cronograma com as datas das palestras e um breve resumo de cada assunto:

  • Palestra 1: 14/5 - Disciplina Positiva – uma introdução:

Todos os pais procuram fazer o melhor que podem, mas as melhores intenções nem sempre produzem os melhores resultados. Muitas vezes as crianças se comportam mal quando se sentem desestimuladas e frustradas em sua necessidade de receber amor e atenção. Os pais precisam de princípios básicos que os ajudem a se aproximar dos filhos, a como estimular neles o auto-respeito, a autodisciplina, a cooperação, o bom comportamento. Eles precisam conhecer a Disciplina Positiva.

  • Palestra 2: 28/5 - Disciplina Positiva e a Comunicação do Amor entre Pais e Filhos

Muito do amor que os pais sentem por seus filhos não chega a eles por simples problemas de comunicação. Enquanto os adultos usam a palavra como forma fundamental de expressão a linguagem básica da criança é comportamental. Neste módulo são abordados os conceitos básicos da comunicação não-verbal e dois de seus pilares mais importantes: o olhar e o toque, especialmente em seu impacto na comunicação do amor entre pais e filhos.

  • Palestra 3: 11/6 - Disciplina Positiva e a Atenção Concentrada​

A comunicação não-verbal é a forma básica através da qual as crianças percebem o amor dos pais. Ao aprenderem a dominar os elementos essenciais da comunicação comportamental, os pais dão passos significativos na construção do amor, da harmonia e da paz em sua relação com os filhos. A atenção concentrada e a disciplina estão entre os mais desafiadores e importantes comportamentos da relação de amor, e podem fazer a diferença entre a felicidade ou a infelicidade no lar.

  • Palestra 4: 25/6 - Disciplina Posit​iva – Dicas Práticas

Estabelecer limites adequados e corrigir os maus hábitos da criança exige disciplina. A forma como os pais lidam com ela diz muito do futuro comportamento do indivíduo. Nesta palestra, as orientações básicas para uma disciplina amorosa, mas firme, são dadas, e várias situações envolvendo o exercício da autoridade são analisados.