Navegar para Cima

Notícias

Equipe de Robótica do Colégio fica em 1º lugar no estado na primeira etapa da OBSAT

03/08/2021
Inovação
A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

​​​​​No mês de agosto, a Equipe de Robótica do Marista Medianeira, Cavalo Vendado, trouxe mais uma conquista para o Colégio. Os estudantes maristas ficaram em 1º lugar dentre as equipes de todo o estado do Rio Grande do Sul na primeira fase da OBSAT - Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI 2021, na categoria Ensino Médio.

Para participar da Olimpíada, a equipe do Marista Medianeira elaborou um projeto sobre como utilizar um satélite para contribuir com uma demanda da sociedade: O principal objetivo do projeto foi realizar a criação de um cubesat, desde seus componentes elétricos, até como se comporta no ambiente espacial, e verificar, através de imagens obtidas por uma câmera a bordo, a possibilidade de enchentes em locais que normalmente são afetados por estes fenômenos nos rios da região do Alto Uruguai. Desta forma, os moradores locais poderiam ser previamente avisados, para se protegerem e evitar maiores danos.

A partir da conquista do 1º lugar estadual, a equipe do Colégio recebeu um Kit básico de Satélite Educacional, para que então, possa desenvolver e colocar em prática a proposta aprovada. As entregas da segunda fase ainda serão divulgadas pela organização da OBSAT.

Sobre a Olimpíada: A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante, e universitários. Como objeto de trabalho, e ao mesmo tempo ferramenta de aprendizado, utilizam-se pequenos satélites, chamados de CanSats, TubeSats, PocketSats ou CubeSats.​ (Fonte: obsat.org.br)