Novos tempos, novos ambientes

22/03/2019
Inovação
Em 2019, as salas de aula do 9º ano EF e do Ensino Médio foram reestruturadas para possibilitar uma maior interação e colaboração entre os estudantes.

​É consenso que a fase da adolescência traz uma série de descobertas e transformações. O corpo muda e a busca por identidade se estabelece com mais intensidade, envolvendo questionamentos e novos olhares sobre o mundo. Soma-se a esse contexto, a constante imersão dos jovens no universo digital devido à abundância de estímulos atrativos e imediatistas. Tendo em vista tais aspectos, as práticas pedagógicas do Ensino Médio precisam, cada vez mais, estarem em sintonia com a realidade dos estudantes.

Um dos elementos vitais da escola é o próprio ambiente da sala de aula, que deve estar adequado tanto em mobiliários que favoreçam a interação, quanto em recursos que facilitem o acesso a informações. Quanto mais convidativo for o espaço, mais possibilidades serão oferecidas para despertar o gosto pelo aprender. Dessa forma, o jovem é desafiado a construir seus conhecimentos a partir da pesquisa e das trocas entre colegas, protagonizando novas experiências e desenvolvendo o hábito de estudar de modo criativo e instigante.

Um convite à experimentação

Atento a esses contornos da Educação Básica e ao perfil dos jovens, o Marista Medianeira vem reformulando seus ambientes. As salas de aula, em especial do Ensino Médio, têm recebido a cada ano diferentes configurações e instrumentos pedagógicos. O espaço da sala de aula conta com mesas individuais e coletivas, quadros móveis e totens para carregar celulares e computadores, além da lousa interativa, do projetor e de sistema de áudio. Em 2019, as salas de aula do 9º ano EF e do Ensino Médio foram reestruturadas de forma a possibilitar uma maior interação e colaboração entre os estudantes. As paredes de fundo passaram a ser​ móveis e revestidas com uma película que permite registros escritos. Este novo modelo possibilta que o espaço possa ser moldado conforme a necessidade da atividade proposta em aula, atendendo grupos maiores ou menores. Os espaçotempos de aprendizagem, tanto dentro como fora da sala aula, também podem ser potencializados com a utilização dos notebooks pelos estudantes e de ipads pelos educadores, acessando e interagindo em plataformas digitais específicas da escola, como o ambiente virtual marista e ambientes de leitura e consulta adquiridos pela escola.

Outras opções de espaço são encontradas nos laboratórios de química, física e biologia, bem como, na sala de Robótica, no espaço da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e no ginásio da escola. Espaços estes que têm grande significado na trajetória de formação de nossos estudantes, pois dialogam com a proposta pedagógica marista.

Conforme a Diretora Cheila Milczarek, “os mobiliários, os dispositivos e artefatos tecnológicos presentes nos diferentes espaços da escola e, em especial, na sala de aula, favorecem a interação entre estudantes e professores, atribuem maior mobilidade às metodologias pedagógicas e potencializam as diferentes formas de aprender. Na voz dos próprios jovens, a maneira com que acontece a organização dos espaços garante a realização de escolhas, que dinamizam os processos formativos e tornam a escola mais acolhedora, atrativa e um espaço potencialmente educador ", aponta.