Navegar para Cima

Notícias

Quaresma - Amor em compromisso

17/02/2021
Espiritualidade
"É tempo de recordar que somos irmãos e irmãs e precisamos prezar pelo cuidado e bem de todos."

Em 2021, o período da Quaresma ocorre a partir de 17/2. Independente do ano, este tempo é compreendido pelo catolicismo como os quarenta dias que antecedem à Páscoa, desde a quarta-feira de cinzas e até o Domingo de Ramos.

O período nos provoca a tomar atitudes que aproximem nosso projeto de vida do projeto de amor de Deus. Nos unindo em fraternidade e cuidado, somos despertados para a compaixão, reflexão e para o perdão. Para rever nossas opções cotidianas no desejo de torná-las mais geradoras de vida, assim como fez Jesus durante quarenta dias de oração e silêncio fecundo. É tempo de recordarmos que somos todos irmãos e irmãs e precisamos prezar pelo cuidado e bem comum. Essa convicção de fraternidade é um passo importante para que possamos superar a violência que destrói a vida e fere nossa vocação humana ao amor.

Um compromisso de amor para assumir

A Quaresma também dá início à Campanha da Fraternidade. Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2021, terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor", e como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade" (Ef 2, 14ª).