Navegar para Cima

Nossas Notícias

Curso de Extensão trabalha Currículo por Áreas nos Anos Iniciais

29/04/2019
Formação
Capacitação integra programa de Formação Continuada, incentivando o desenvolvimento de um currículo por áreas doconhecimento, competências e habilidades

​​​​Parte do extenso programa de Formação Continuada dos Colégios Maristas, o curso de extensão Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve início no mês de abril e segue até novembro, capacitando docentes e coordenadores pedagógicos que atuam com o nível de ensino.

Desenvolvido em EAD, mas com momentos presenciais em agendas pedagógicas locais, o curso busca incentivar o desenvolvimento de um currículo por Áreas do Conhecimento, competências e habilidades, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas e avaliativas que possibilitem a criação de estratégias significativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem.  

Ao todo, serão cerca de 130 horas de conteúdo nos sete meses da capacitação, que tem a parceria da PUCRS. Durante esse período, os participantes serão envolvidos em diversas atividades, tais como: debates e discussões nos fóruns, leitura crítica de textos e realização de trabalhos diversos.

Para a supervisora educacional dos Anos Iniciais dos Colégios da Rede Marista, Joice Bruhn, a formação é uma oportunidade de aprofundamento que influenciará positivamente nas aulas. “O curso, que foi planejado pensando na criação de um espaço potente de estudo, discussão e reflexão, consolida o alinhamento de Rede em relação às metodologias curriculares, fomentando um efetivo trabalho por áreas de conhecimento, que provoca mudanças na forma de conceber o planejamento docente. Essas premissas, que têm co​mo referência as nossas Matrizes Curriculares, incentivam o educador a propor e testar novas maneiras de abordagem dos conhecimentos previstos para os Anos Iniciais”, salienta.

​​Formação de educadores

​A busca pelo aprimoramento da formação de professores e funcionários faz parte do cotidiano dos Colégios da Rede Marista. Para nós, todo profissional que trabalha em nossas unidades é chamado de educador, não apenas os professores, pois entendemos que ensinam pelo exemplo. ​Por isso, uma série de ​iniciativas são promovidas ​de forma perene ao longo do ano. Saiba mais aqui.