Navegar para Cima

Nossas Notícias

Educadores aprofundam estudos sobre o currículo e itinerários formativos para o Ensino Médio

06/05/2019
Formação
Curso de extensão visa preparar docentes à implementação do novo currículo do Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista

​De olho nas mudanças regulamentais estabelecidas para o Ensino Médio e diante da necessidade contínua de atender às atuais demandas juvenis, os Colégios Maristas desenvolveram um curso de extensão voltado ao aprofundamento do estudo que engloba a última etapa da educação básica. 

Realizada na modalidade EAD em parceria com a PUCRS, a formação Currículo e Itinerários Formativos para o Ensino Médio busca discutir e aprofundar os conceitos de juventude, protagonismo, formação integral, projeto de vida e outros, visando à implementação do novo currículo do Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. A proposta é uma das entregas do grupo estratégico que há mais de um ano vem trabalhando as diretrizes para o nível de ensino.

A exemplo da extensão que trabalha o currículo por áreas nos Anos Iniciais, o curso também será desenvolvido no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, contando com aulas gravadas e diversos recursos de comunicação e ferramentas de interatividade, como produção de debates e fóruns, leitura crítica de textos, realização de atividades, entre outros. A formação, que ocorrerá de maio a novembro deste ano, envolverá professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Marista.

De acordo com a supervisora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio dos Colégios da Rede Marista, Camila Fabis, coordenadora da capacitação ao lado da professora da PUCRS Síntia Ebert, essa é apenas uma das ações que estão sendo desenvolvidas pelo grupo estratégico que está envolvido com o novo modelo de Ensino Médio. “A formação e a preparação dos nossos educadores é algo imprescindível para o processo de ensino e aprendizagem que praticamos em nossas unidades. Como muito tem se discutido sobre as mudanças, inclusive por meio do próprio Ministério da Educação, essa etapa do programa de Formação Continuada servirá para que tenhamos os docentes como grandes parceiros no diálogo acerca do modelo de ensino que queremos levar para os nossos espaços educativos, sempre considerando os valores e premissas do Projeto Educativo do Brasil Marista”, destaca.