ANOS INICIAIS 2019: DIFERENCIAIS DA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

23/01/2019
Nosso jeito de educar

​​É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências.

​Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de vivências e descobertas.

Em 2019, contaremos com novidades que potencializam ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.

Confira o que vem por aí em 2019:

Iniciação Científica

A partir da PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências, a metodologia de investigação científica é valorizada, estimulando o protagonismo. Em 2019, a Mostra que reúne trabalhos Ensino Fundamental ao Ensino Médio, contará também com projetos desenvolvidos pelos estudantes a partir do 3º ano EF. A iniciativa busca incentivar o interesse pela pesquisa ainda na infância.

Tecnologias Educacionais

As tecnologias são aliadas no processo pedagógico do Marista Pio XII. Os estudantes do 4º e 5º ano EF contam com uma plataforma digital que auxilia no ensino de Matemática, a Matific. A proposta tem por objetivo aprofundar e revisar os estudos, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. O aplicativo dispõe de minijogos interativos e atividades práticas, que podem ser utilizadas tanto em casa quanto na escola.

O Marista Virtual 3.0 também é um recurso que torna ainda mais atrativo os conteúdos. O ambiente permite o estudo e a troca entre os estudantes e professores por meio de chats e fórum, além da realização de atividades online.

Lego Zoom

Aprender de forma lúdica e criativa é a proposta do projeto Lego Zoom. Por meio de desafios e brincadeiras, os conteúdos de sala de aula são aprofundados no Laboratório Lego, possibilitando aos estudantes o contato com diferentes linguagens e incentivando a curiosidade e o trabalho em equipe.