Colégio Marista Pio XII completa 66 anos

29/02/2016

Nesta terça-feira, dia 1/3, a rede Marista completa 101 anos de presença em Novo Hamburgo e também os 66 anos do Colégio Marista Pio XII. Para comemorar a data, o recreio contará com atividades especiais, como a demonstração do robô Dragoon, da equipe de Robótica Educacional, Under Control, que embarca na sexta-feira, dia 4, para os Estados Unidos para participar da FIRST Robotics Competition, competição internacional. Em toda a sua história, pela primeira vez a data de aniversário do Colégio será comemorada com uma mulher na direção na instituição. “Para nós Maristas é um orgulho fazer parte dessa história tão bonita que tem como objetivo evangelizar e educar com amor jovens e crianças”, ressalta a diretora Kátia Antoniolli.

Maristas em Novo Hamburgo

A chegada dos primeiros Irmãos Maristas em Novo Hamburgo remete ao início do século passado, quando foram convidados pela comunidade católica de Hamburgo Velho para atuar no Colégio São Jacó, à época, uma escola somente para meninos. Anos mais tarde, em 1950, os Irmãos assumiram também a Escola Paroquial Pio XII, para o atendimento aos filhos de operário da indústria calçadista. Em 1962, as atividades do colégio foram transferidas para o prédio atual do Colégio Marista Pio XII e, com o encerramento das atividades do Colégio São Jacó, em 1969, todos os cursos passaram a ocupar o mesmo espaço.

Em 2017, o Instituto Marista irá celebrar os 200 anos de sua criação, e metade deste tempo os Irmãos já estavam em Novo Hamburgo. Nos 101 anos de atuação na cidade, Irmãos, educadores e colaboradores não deixaram de lado as mais importantes inspirações do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat: evangelizar e educar crianças, jovens e adultos, compreendendo a educação como meio fundamental de transformação do mundo.

Além dos cerca de mil estudantes atendidos no Colégio Marista Pio XII, outros 600 jovens e adultos são atendidos à noite, no mesmo prédio, no Colégio Marista São Marcelino Champagnat. Nesta Unidade, a Rede Marista oferece, de modo totalmente gratuito, ensino na modalidade EJA. Além das duas Unidades, Irmãos Maristas residem no bairro Canudos, há mais de 30 anos, e tem forte envolvimento com a vida comunitária naquele que é um dos maiores bairros da cidade, com regiões de grande vulnerabilidade social.