ANOS FINAIS 2019: DIFERENCIAIS DA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

10/01/2019
Nosso jeito de educar
Este período da vida escolar é enriquecido com aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo. Confira o que vem por aí em 2019.

​​O período da vida escolar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental é um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio que deve ser enriquecido com aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

A ação pedagógica da Rede Marista é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar, possibilitando aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.

​Confira o que vem por aí em 2019:

Projeto de Vida

A partir da proposta curricular do Marista Pio XII serão inseridas novas temáticas. Buscando estimular ainda mais o protagonismo dos jovens e a reflexão sobre seu papel no mundo, as aulas de Ensino Religioso contemplarão na sua proposta as temáticas de Projeto de Vida e Carisma Marista, desenvolvendo habilidades como autonomia, empatia, cooperação e visão da complexidade da sociedade.

Ciclos do Conhecimento

Além das disciplinas tradicionais da base curricular, o Marista Pio XII irá oferecer aulas de Educação Financeira, Direitos Humanos (para 9º ano EF), Arte e Cultura e de Escrita no contra turno escolar. As atividades são extracurriculares, oferecidas a todos os estudantes dentro da proposta acadêmica, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e contribuir para a construção do projeto de vida.

Viagens Culturais

Com o objetivo de ampliar conhecimentos e relacionar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano, nossas práticas pedagógicas contemplam viagens culturais pelo Brasil. Para os estudantes do 6º e 7º ano EF o destino é Curitiba, visitando e estudando a parte ecológica (parques e Jardim Botânico) e museus (Oscar Niemayer, Egípcio e Ópera de Arame). O destino do 8º e 9º ano EF é São Paulo, com vivência cultural em museus interativos da capital paulista (Catavento Cultural, Museu do Futebol e Museu Afro Brasil). Além do exercício da autonomia e da investigação, as viagens de estudo proporcionam atividades culturais e visitas a locais históricos.

Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes

Conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, oferece para o 9º ano EF a imersão cultural no Canadá. Além dos conhecimentos acadêmicos, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo, a liderança e a autonomia. Os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque, até a volta ao Brasil.

PHOTO-2018-07-21-23-52-52.jpg

Além desses projetos, o Marista Pio XII oferece Robótica Lego (para 6ºao 8º ano EF), Robótica Educacional extracurricular (9º ano EF e EM), a PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências, Pastoral Juvenil Marista, Grupo de Voluntariado (9º ano EF e EM), atividades extraclasse esportivas, entre outros.