Navegar para Cima

Notícias

ENSINO MÉDIO 2019: DIFERENCIAIS DA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

21/12/2018
Nosso jeito de educar
Em 2019 daremos continuidade as iniciativas consolidadas, além de novos projetos que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário.

​​​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2019, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.

Confira o que vem por aí em 2019:

Novas aprendizagens

A partir da proposta curricular do Marista Pio XII serão inseridas novas temáticas buscando ampliar o conhecimento dos estudantes com vivências significativas e diferenciadas. Para o EM serão inseridas junto ao componente de química aprofundamentos das temáticas de Iniciação Cientifica, Práticas de Laboratório e Química Nutricional. A iniciativa segue a proposta de um Novo Ensino Médio, com estrutura curricular inovadora, flexível e dinâmica.

Buscando estimular ainda mais o protagonismo dos jovens e a reflexão sobre seu papel no mundo, as aulas de Ensino Religioso contemplarão na sua proposta as temáticas de Projeto de Vida e Carisma Marista, desenvolvendo habilidades como autonomia, empatia, cooperação e visão da complexidade da sociedade.

Ciclos de Conhecimento

Além das disciplinas tradicionais da base curricular, o Marista Pio XII irá oferecer aulas de Educação Financeira, Direitos Humanos, Arte e Cultura e Oficina de Redação no contra turno escolar. As atividades são extracurriculares, oferecidas a todos os estudantes dentro da proposta acadêmica com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos e contribuir para a construção do projeto de vida.

Viagem Cultural

Em 2019, o projeto Viagem Cultural para o Uruguai será reativado, com o objetivo de proporcionar um momento de estudos aliado a vivência de uma nova cultura, proporcionando a ampliação de acontecimentos históricos e a prática da Língua Espanhola.

2015_09_17 a 20_Viagem cultural ao Uruguai (58).JPG

Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes

Conhecer outros países é uma das principais formas de ampliar horizontes. Por isso, desenvolvemos o projeto Intercâmbio Marista: Novas culturas, novos saberes. A iniciativa, realizada desde 2011, oferece a imersão cultural na Inglaterra (1º ano EF) e Nova Zelândia (3º ano) onde os jovens são acolhidos em universidades renomeadas. Além dos conhecimentos acadêmicos, o programa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo, a liderança e a autonomia. Os participantes do programa recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque, até a volta ao Brasil.

Intercâmbio Cultural Marista Brasil e Chile

O Marista Pio XII também oferece o Intercâmbio Cultural Marista Brasil e Chile. O projeto proporciona o conhecimento e a troca entre culturas por meio da convivência, a ampliação de aprendizados e a prática da Língua Espanhola. Os estudantes se hospedam em casa de famílias e depois recebem, em suas casas, jovens chilenos, formando laços para toda a vida. A viagem completa passeios pelas cidades e atividades culturais e esportivas.


Além desses projetos, o Marista Pio XII oferece Robótica Educacional extracurricular, a PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências, Pastoral Juvenil Marista, Grupo de Voluntariado, atividades extraclasse esportivas, entre outros.