Navegar para Cima

Notícias

Equipe de Robótica Lego participa de competição nacional

11/03/2019
Inovação
Just 4 Fun é a única equipe do Vale dos Sinos a chegar na etapa nacional da First Lego League.

​​A equipe de Robótica Lego do Marista Pio XII, Just 4 Fun, irá participar da etapa nacional da First Lego League (FLL), que ocorrerá de 15 a 17/3, no Rio de Janeiro. O time, composto por oito estudantes do 7º ano EF ao 1º ano EM do Colégio Marista Pio XII, irá participar da competição nacional pela 4ª vez nos últimos 5 anos. Essa é a única equipe do Vale dos Sinos a chegar na etapa nacional.

Organizado pelo Sesi, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

DSC_0095.JPG

Para o desafio desta temporada, a equipe montou um robô autônomo com peças de Lego para desempenhar missões espaciais, inspiradas no tema Into Orbit (Em órbita). Além do desafio do robô, a competição requer pesquisas sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. As 90 equipes participantes da competição pesquisaram e desenvolveram projetos sobre como auxiliar a vida dos astronautas no espaço ou como melhorar a vida na terra com experiências espaciais. 

O projeto da equipe do Marista Pio XII aborda a depressão e ansiedade em viagens de longa duração no espaço. Os jovens partiram do problema de que o astronauta que vai para Marte fica em torno de três anos em um espaço pequeno com mais três ou quatro pessoas e isso pode causar problemas como depressão e ansiedade. “Criamos um robô, que é uma caixa, que atua como um assistente virtual, um companheiro, para conversar e interagir com os astronautas. Programamos diversas funções de entretenimento para que eles possam se distrair”, explica o estudante João Vitor de Oliveira, 15 anos. Para o projeto, os estudantes conversaram com psicólogos e com o Marcos Pontes, astronauta brasileiro que esteve no Colégio no ano passado.