Equipe Under Control constrói robô para competição internacional

14/01/2019
Inovação
Durante as férias escolares, jovens estão construindo o robô que irá participar de competições nos EUA em março.

​​​O período de férias escolares está sendo de muito trabalho e aprendizado para os quase 30 estudantes do Marista Pio XII que integram a equipe de robótica Under Control. Desde o dia 5/1, os jovens, acompanhados dos mentores, estão focados no desafio da temporada 2019 da First Robotics Competition, a maior competição de robótica educacional para Ensino Médio do mundo.

Até o dia 20/2, a equipe precisa construir um robô para o desafio Deep Space Game, um jogo espacial em que o protótipo precisa colocar bolas, que representam cargas de outro planeta, em um foguete. Essas bolas também devem ser depositadas em um armazenador de cargas, mas para isso o robô precisa colocar um disco, representando um escudo, que impede a bola de cair.

“A dificuldade desse ano é trabalhar com dois objetos diferentes de jogo, que dependem um do outro, que é a bola e o disco. Também precisamos utilizar um material novo, que é o velcro para o escudo colar no armazenador de cargas. Além disso, no final do jogo, o robô precisa subir umas escadas, como um pódio. Quanto mais alto ele subir, maior a pontuação", explica um dos mentores da Under Control, Pedro de Souza.

Para atender todos os requisitos do jogo, cerca de 50 membros da equipe, entre estudantes e mentores, estão se dedicando diariamente no projeto. “Esse é o maior número de integrantes da Under nos últimos anos. Nossa maior vantagem é que temos mais pessoas se dedicando em cada área e teremos mais opções de protótipos de robôs para testar e chegar no melhor modelo possível", completa Souza.

Nessa etapa inicial da temporada, os jovens estão confeccionando a quadra para treino e desenvolvendo protótipos do robô, para então começar a testar e fazer ajustes, até chegar no modelo ideal para cumprir o desafio.

Confira o vídeo que apresenta o desafio da competição:

​​Férias no Colégio

Pela primeira vez participando da temporada da FIRST, a estudante do 2º ano EF, Isabela Bressan, 17 anos, revela o prazer de passar as férias no Colégio trabalhando com a equipe Under Control. “Eu amo ficar aqui. É cansativo, mas muito satisfatório. Descobri uma paixão pela robótica. Estou aprendendo muita coisa nova e fazendo coisas que nunca imaginei, como furar e aparafusar", declara. A jovem está ajudando na construção da quadra e irá projetar o robô em CAD, programa que aprendeu a mexer nas aulas de extraclasse de robótica que frequentou no Colégio no ano passado.

Trajetória de sucesso

Esta será a 17ª vez que a equipe do Marista Pio XII participa da FIRST Robotics Competition. No ano passado a Under Control venceu as etapas regionais de Iowa e New York Tech Valley, além do prêmio Gracious Professionalism, um reconhecimento a equipe que demonstrou os valores da competição.

A temporada 2018 também foi marcada pela segunda conquista do troféu Chairman's Award, prêmio de maior prestigio da competição e que reconhece a equipe modelo para todas as outras. A Under Control também tem uma trajetória na etapa mundial, com participações nos quatro últimos anos consecutivos, chegando até as quartas de final em 2015 e 2018, melhor posição que uma equipe brasileira avançou na última década.

under control.jpg