Novidades da 12ª PioTeC são apresentadas para os estudantes

14/03/2019
Nosso jeito de educar
Lançamento do evento marca o início da 12ª edição da Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências.

​​Os estudantes do 3º ano EF ao Ensino Médio já estão escolhendo os temas para desenvolver seus projetos de pesquisa para a 12ª PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências do Colégio. Durante o lançamento do evento, realizado no dia 14/3, foram apresentadas as orientações sobre os processos até a realização do evento, como inscrições dos grupos, aulas de orientações dos projetos, entre outras. A 12ª PioTeC ocorrerá nos dias 22 e 23/8, no Ginásio do Colégio, reunindo em torno de 170 trabalhos de pesquisa de estudantes do Marista Pio XII e de escolas da região.

A partir da PioTeC, cria-se um mundo de oportunidades para investir em soluções que possam melhorar a nossa vida em comunidade. ​Muito além de produções científicas, o estudante é desafiado a participar da construção de um mundo econômico, social e ambientalmente sustentável.

Os projetos de pesquisa são desenvolvidos em grupos e o tema é de livre escolha dos estudantes. Os trabalhos são apresentados para a comunidade​ durante a Mostra e avaliados por profissionais convidados. Os melhores são premiados com medalhas e troféus, além de passaportes para participar de feiras regionais, nacionais e internacionais, como Mostratec Júnior e Mostratec, em Novo Hamburgo e Febrace, que ocorre em São Paulo.

Novidades da 12ª edição

• As inscrições devem ser feitas a partir das 20h do dia 14/3 até às 23h59 do dia 18/3, neste link​.

• Neste ano, estudantes do 3º EF irão participar com projetos desenvolvidos pela turma, assim como ocorre com o 4º e 5º ano EF.

• Os estudantes do 3º ano EM poderão optar se desejam participar da PioTeC.

• As orientações dos trabalhos serão todas no turno de aula.

• O Ensino Médio conta com um período semanal de aula de Iniciação Científica.

• Os dez trabalhos classificados em 1º lugar em cada categoria dos Anos Finais e Ensino Médio irão transformar suas pesquisas em artigos científicos, que serão publicados em um e-book do evento.

Datas importantes:

Aulas de orientação

22/3, sexta-feira – 2º e 3º período *data exclusiva para 6° ao 9° ano EF

13/4, sábado – das 9h às 11h30

7/5, terça-feira – 2º e 3º período

19/6, quarta-feira – 2º e 3º período

13/7, sábado – das 9h às 11h30

Pré-banca​

Dia 17/7, quarta-feira, das 8h às 10h30, nas salas de aula.

​12ª PioTeC

Dia 22/8, quinta-feira, das 14h às 20h